loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Política

CÂMARA SUGERE CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE SEGURANÇA ESCOLAR

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Diante das ameaças de ataques a estabelecimentos de ensino, o presidente da Câmara de Maceió, vereador Galba Netto (MDB), pediu oficialmente à Prefeitura de Maceió a criação imediata de uma comissão de segurança escolar na capital com o objetivo de traçar estratégias e criar protocolo preventivo de proteção nas unidades escolares.

A sugestão é de que o grupo seja composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com as forças de segurança que atuam no âmbito estadual e do município, a exemplo da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

O requerimento apresentado pelo chefe do Poder Legislativo de Maceió foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (11) por unanimidade. “Diante dos últimos brutais acontecimentos nas escolas, que chocaram toda a população brasileira, entendemos a necessidade de tomadas de decisões urgentes para que algumas ações imediatas sejam implementadas na rede escolar desta capital”, justificou Galba Netto. Ele pede que a eventual comissão de segurança escolar promova a vigilância armada da Guarda Municipal nas unidades da rede pública de Maceió e a vigilância ostensiva, com a intensificação estratégica das rondas com a presença das forças de segurança em todas as unidades escolares municipais. Além disso, sugere a implementação de sistema integrado de monitoramento, por câmeras, ligado a uma central que contemple todas as escolas da rede, o controle de acesso escolar através de reconhecimento facial e a instalação de detectores de metais na entrada de todas as unidades escolares do município.

Para reforçar, o vereador ainda vai encaminhar um ofício ao deputado federal Delegado Fabio Costa (PP/AL) solicitando o acompanhamento e a viabilização de recursos, via emenda parlamentar, para a execução da implementação imediata da referida comissão.

A violência nas escolas e possíveis soluções para eliminar o problema dominaram grande parte da sessão. Em plenário, o vereador Joãozinho (PSD) disse que apresentou projeto de lei que obriga as instituições de ensino de Maceió, sejam elas públicas ou privadas, a instalarem portas giratórias de detecção de metais no acesso aos colégios. Ele ainda sugere a utilização de detectores de metais portáteis nestes estabelecimentos. Ao contrário do colega, Siderlane Mendonça (PL) disse que não era viável a instalação das portas giratórias que têm detectores de metais, por exemplo, devido ao alto custo.

Relacionadas