loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Política

Política

LIRA DIZ QUE ‘SUPERBLOCO’ NÃO FOI FORMADO PARA FAZER OPOSIÇÃO A LULA

Presidente da Câmara afirma que composição do grupo também não tem relação com eleições futuras

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem LIRA DIZ QUE ‘SUPERBLOCO’ NÃO FOI FORMADO PARA FAZER OPOSIÇÃO A LULA

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ontem que o novo “superbloco” partidário da Casa, com 173 deputados, não foi formado para se fazer “oposição” ao governo ou “chantagem” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lira deu a declaração durante entrevista ao Conexão GloboNews. Criado na quarta (12), o bloco é formado por PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e pela federação Cidadania-PSDB.

“Eu fico, às vezes, me divertindo com as narrativas. Esse bloco que foi criado não é para fazer oposição ao governo, não é para fazer chantagem ao governo. Essas versões que são criadas não ajudam neste momento”, afirmou Arthur Lira. O presidente da Câmara afirmou também que blocos partidários são formados para ocupação de espaços internos da Casa e que Lula tem a “confiança” dos deputados. “[Um bloco] não [é formado] para contrapor-se ao presidente recém-eleito, que tem a confiança de toda a Câmara”, ressaltou Lira. O bloco articulado pelo grupo de Lira, apesar de reunir partidos aliados ao governo, como PDT e PSB, abriga siglas como o PP e União Brasil, que têm grandes bancadas e não estão na base de apoio do governo. O tamanho dos blocos influenciam nas articulações da Câmara. Quanto maior, mais poder de negociação política com o governo e influência nas decisões e distribuição dos cargos na Casa. Segundo Arthur Lira, a composição do “superbloco” também não tem relação com eleições futuras.

O OUTRO BLOCO

Para o deputado alagoano, o primeiro bloco criado neste ano – unindo MDB, PSD, Podemos, PSC e Republicanos, que tem 142 deputados e até então era o maior da Câmara – não teve a intenção de confrontá-lo. Ele lembrou que foi eleito para o comando da Câmara com apoio de todos os partidos da Casa, com exceção de PSOL e Novo.

Relacionadas