app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5886
Política

UNIVERSIDADES DE AL TERÃO AUMENTO DE VAGAS E DE CURSOS

Ufal vai implantar 13 novos cursos de mestrado e doutorado

Por regina carvalho | Edição do dia 02/05/2023 - Matéria atualizada em 02/05/2023 às 04h00

A Gazeta conversou com reitores de instituições de ensino superior de Alagoas e ouviu boas notícias sobre a ampliação do número de vagas e de cursos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal); na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O reitor da Ufal Josealdo Tonholo anunciou que a instituição terá treze cursos novos de mestrado e doutorado na capital e no interior com previsão para começar em 2024. Dos quatro novos mestrados, um será implantado em Maceió e três são para os campi do interior: dois para o Ceca (Centro de Ciências Agrárias) em Rio Largo e um em Delmiro Gouveia.

As nove propostas de doutorado aprovadas são para Maceió e, em relação à graduação e à pós lato sensu (especialização), a Ufal está concorrendo em edital do MEC (Ministério da Educação) para novos cursos à distância. O reitor da Uncisal Henrique de Oliveira Costa explica que a instituição utiliza o sistema Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o acesso completo dos cursos desde 2020 e, em relação aos cursos EAD, o acesso é através de processo seletivo.

“O curso EAD de Educação Física é novo na Uncisal, com a primeira turma este ano com vagas nos polos de Cajueiro, Palmeira dos Índios, Maragogi e Teotônio Vilela, totalizando 55 vagas distribuídas nos 4 polos. As aulas tiveram início em fevereiro passado. Portanto, para este ano a expansão da Uncisal foi com o novo curso de Educação Física”, reforça o reitor da Uncisal.

A Uncisal conta no seu prédio sede em Maceió com os cursos presenciais de bacharelado de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, e os superiores de tecnologia de Alimentos, Radiologia, Segurança no Trabalho e Sistemas para Internet. Já o Centro de Educação à Distância da Uncisal oferece os cursos de graduação (licenciatura) EAD ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Uncisal) de Matemática e Educação Física. No caso de Matemática, as vagas são para os polos de Arapiraca, Maceió, Maragogi e Olho d’Água das Flores.

UNEAL

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) oferece atualmente 1.155 vagas para 34 cursos, espalhados pelos seis campi da instituição em Arapiraca, onde fica a sede, além de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. Em entrevista à Gazeta, o reitor da Uneal Odilon Máximo de Morais fala sobre os projetos de expansão. “É importante frisar que a expansão passe, antes de tudo, pela realização de concurso público para professores e técnico-administrativos. Temos o desejo de expandir. Há um projeto aqui em Arapiraca para criar o curso de Agroecologia”, destaca. O reitor acrescenta sobre um debate com o Governo do Estado relativo a criação de um campus na Região Norte de Alagoas, possivelmente em Porto Calvo. A Gazeta pergunta ao reitor Henrique de Oliveira Costa, da Uncisal, como avalia a expansão de cursos no interior de Alagoas.

“É de grande importância que o interior do estado também receba cursos de graduação. A Uncisal tem seu prédio sede na capital Maceió, mas consegue chegar a outras regiões através dos seus cursos EAD, através de um sistema integrado por universidades públicas, que é a Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, explica. O reitor Henrique lembra que o governador Paulo Dantas sugeriu a cidade de Delmiro Gouveia para a construção do Campus da Uncisal por ser um dos polos econômicos da região, mas que também outras cidades estão sendo avaliadas para receber a unidade. Odilon Máximo diz que a Uneal tem um grande objetivo que é a oferta de cursos, não só da graduação, mas os de pós-graduação.

“Nossa meta é a criação de, ao menos, três programas de mestrado na Uneal. Para consolidar a graduação e os cursos de pós-graduação”, finaliza. A Ufal oferece 142 cursos de graduação, 109 cursos participantes do Sisu e 33 cursos não participantes do Sisu, a exemplo de Música, que tem edital específico. Em Maceió, no Campus A.C. Simões, são 94 cursos de graduação e 5 cursos técnicos ofertados pela Escola Técnica de Artes (ETA). Além disso, disponibiliza 62 de pós-graduação stricto sensu nos quatro campi, sendo 45 cursos de mestrado e 17 de doutorado. São 12 cursos de especialização, além de cursos em Rio Largo e no Campus Arapiraca. Na Unidade de Penedo são 5; Unidade em Palmeira dos Índios são 2 e o Campus do Sertão e em Delmiro Gouveia são 6 de graduação e Santana do Ipanema, dois

Mais matérias
desta edição