loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

UNIVERSIDADES DE AL TERÃO AUMENTO DE VAGAS E DE CURSOS

Ufal vai implantar 13 novos cursos de mestrado e doutorado

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem UNIVERSIDADES DE AL TERÃO AUMENTO DE VAGAS E DE CURSOS

A Gazeta conversou com reitores de instituições de ensino superior de Alagoas e ouviu boas notícias sobre a ampliação do número de vagas e de cursos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal); na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O reitor da Ufal Josealdo Tonholo anunciou que a instituição terá treze cursos novos de mestrado e doutorado na capital e no interior com previsão para começar em 2024. Dos quatro novos mestrados, um será implantado em Maceió e três são para os campi do interior: dois para o Ceca (Centro de Ciências Agrárias) em Rio Largo e um em Delmiro Gouveia.

As nove propostas de doutorado aprovadas são para Maceió e, em relação à graduação e à pós lato sensu (especialização), a Ufal está concorrendo em edital do MEC (Ministério da Educação) para novos cursos à distância. O reitor da Uncisal Henrique de Oliveira Costa explica que a instituição utiliza o sistema Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o acesso completo dos cursos desde 2020 e, em relação aos cursos EAD, o acesso é através de processo seletivo.

“O curso EAD de Educação Física é novo na Uncisal, com a primeira turma este ano com vagas nos polos de Cajueiro, Palmeira dos Índios, Maragogi e Teotônio Vilela, totalizando 55 vagas distribuídas nos 4 polos. As aulas tiveram início em fevereiro passado. Portanto, para este ano a expansão da Uncisal foi com o novo curso de Educação Física”, reforça o reitor da Uncisal.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

A Uncisal conta no seu prédio sede em Maceió com os cursos presenciais de bacharelado de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, e os superiores de tecnologia de Alimentos, Radiologia, Segurança no Trabalho e Sistemas para Internet. Já o Centro de Educação à Distância da Uncisal oferece os cursos de graduação (licenciatura) EAD ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Uncisal) de Matemática e Educação Física. No caso de Matemática, as vagas são para os polos de Arapiraca, Maceió, Maragogi e Olho d’Água das Flores.

UNEAL

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) oferece atualmente 1.155 vagas para 34 cursos, espalhados pelos seis campi da instituição em Arapiraca, onde fica a sede, além de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. Em entrevista à Gazeta, o reitor da Uneal Odilon Máximo de Morais fala sobre os projetos de expansão. “É importante frisar que a expansão passe, antes de tudo, pela realização de concurso público para professores e técnico-administrativos. Temos o desejo de expandir. Há um projeto aqui em Arapiraca para criar o curso de Agroecologia”, destaca. O reitor acrescenta sobre um debate com o Governo do Estado relativo a criação de um campus na Região Norte de Alagoas, possivelmente em Porto Calvo. A Gazeta pergunta ao reitor Henrique de Oliveira Costa, da Uncisal, como avalia a expansão de cursos no interior de Alagoas.

“É de grande importância que o interior do estado também receba cursos de graduação. A Uncisal tem seu prédio sede na capital Maceió, mas consegue chegar a outras regiões através dos seus cursos EAD, através de um sistema integrado por universidades públicas, que é a Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, explica. O reitor Henrique lembra que o governador Paulo Dantas sugeriu a cidade de Delmiro Gouveia para a construção do Campus da Uncisal por ser um dos polos econômicos da região, mas que também outras cidades estão sendo avaliadas para receber a unidade. Odilon Máximo diz que a Uneal tem um grande objetivo que é a oferta de cursos, não só da graduação, mas os de pós-graduação.

“Nossa meta é a criação de, ao menos, três programas de mestrado na Uneal. Para consolidar a graduação e os cursos de pós-graduação”, finaliza. A Ufal oferece 142 cursos de graduação, 109 cursos participantes do Sisu e 33 cursos não participantes do Sisu, a exemplo de Música, que tem edital específico. Em Maceió, no Campus A.C. Simões, são 94 cursos de graduação e 5 cursos técnicos ofertados pela Escola Técnica de Artes (ETA). Além disso, disponibiliza 62 de pós-graduação stricto sensu nos quatro campi, sendo 45 cursos de mestrado e 17 de doutorado. São 12 cursos de especialização, além de cursos em Rio Largo e no Campus Arapiraca. Na Unidade de Penedo são 5; Unidade em Palmeira dos Índios são 2 e o Campus do Sertão e em Delmiro Gouveia são 6 de graduação e Santana do Ipanema, dois

Relacionadas