app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Política

DEPUTADOS APRESENTAM MAIS DE MIL PROJETO SEM 2 MESES

Mesa Diretora registra assiduidade de 80% dos parlamentares em sessões plenárias e aumenta jornada de trabalho de 2ª a 6ª

Por arnaldo ferreira | Edição do dia 13/05/2023 - Matéria atualizada em 13/05/2023 às 04h00

A Assembleia Legislativa passa por uma nova fase com a melhora da produtividade parlamentar, de funcionários, frequência diária de 80% (em média) dos 27 deputados em sessões plenárias, corte de mordomias, implantação de novas tecnologias e cobrança do cumprimento previsto no regimento do Parlamento Estadual.

Só para se ter uma deia, em dois meses de trabalho, os deputados produziram mais de mil Projetos de Leis, de Resoluções, Requerimentos, Indicações, Proposições, convocaram sessões especiais e audiências públicas: um recorde no período. Entre os 27 parlamentares, dez são novatos. Eles mantêm a produção legislativa em índices elevados, ocupam o parlatório do plenário com frequência e assumem abertamente a defesa das comunidades que os elegeram, abraçam causas das minorias, combatem a discriminação e ingressam com propostas de políticas públicas para os alagoanos em situação de vulnerabilidade social. Também chama a atenção o fato de [os 27] terem votado unanimemente na composição da Mesa Diretora presidida pelo deputado Marcelo Victor (MDB). fato é inédito em três décadas. Marcelo Victor preferiu não falar do passado do Legislativo. Porém, reconhece que, desde a legislatura passada, até nas divergências, os deputados trabalham para melhorar o quadro social do estado que tem mais da metade da população em situação de vulnerabilidade Social. Sobre a atual Legislatura, Victor confirmou que a produtividade dos deputados chama a atenção e aumenta a cada dia. Também não escondeu a satisfação de presidir às sessões com a presença da maioria significativa dos 27 deputados. “Esse é um processo natural. Os deputados sabem que representam os 3,3 milhões de alagoanos que cobram mudanças e melhorias nos indicadores”, frisou Victor.

MDB TEM A MAIOR BANCADA

Dos 27 deputados, o MDB tem a maior bancada com 14 parlamentares e lidera a maioria das 15 comissões legislativas; seguido pelo PP com quatro deputados; UB tem 3 deputados; Republicanos, 2; PT,1; PV, 1; Avante, 1; e PL 1 deputado. Nenhum deles até agora assumiu o papel de oposição ao governo Paulo Dantas (MDB). Porém, quatro se dizem da ala dos “independentes”. No entanto, nenhum votou contra os projetos do Executivo Estadual. Pelo contrário. Porém, fazem discursos críticos, como é o caso do deputado Cabo Bebeto (PL), que cobra salários atrasados de servidores terceirizados da saúde.

Mais matérias
desta edição