loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 24/07/2026 | Ano | Nº 6273
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

DEPUTADOS E POPULAÇÃO COBRAM MELHORIA NO ABASTECIMENTO D’ÁGUA

Alto valor das tarifas cobradas pela BRK também foi discutido ontem em sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem DEPUTADOS E POPULAÇÃO COBRAM MELHORIA NO ABASTECIMENTO D’ÁGUA
-

A falta d’água e o alto valor das tarifas implementadas na Região Metropolitana de Maceió pela BRK foram o tema da sessão especial realizada ontem pela Assembleia Legislativa. Parlamentares, prefeitos da região metropolitana e moradores cobraram da empresa soluções para esses problemas. Em abril deste ano, pouco mais de três anos depois de ganhar o leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para assumir os serviços de água e esgotamento sanitário em 13 cidades da Região Metropolitana, a concessionária acumula mais de 12 mil reclamações provenientes de consumidores insatisfeitos com os serviços prestados. “Não há nada mais simbólico hoje do que essa garrafa d’água”, disse a deputada Gabi Gonçalves, segurando uma garrafa plástica com água turva e de aparente péssima qualidade, retirada da torneira de uma casa no bairro do Trapiche, em Maceió. “Isso quando a água chega, pois pode faltar por mais de um mês, porque existe um racionamento inexplicável por parte da concessionária”. “É o momento para ouvirmos a empresa e a população, que certamente tem reclamações. Por isso vamos promover esse debate e buscar soluções”, complementou o deputado Cabo Bebeto (PL)), que levantou uma série de questões sobre o investimento da BRK, a troca de medidores e a realização de mutirões pela empresa para equacionar problemas.

BRK AMBIENTAL

O diretor-presidente da BRK Ambiental, Herbet Dantas, apresentou números e dados da atuação da empresa na Região Metropolitana de Maceió e avaliou como uma “questão cultural” a mudança de saneamento em todo o Brasil. Ele lembrou que a Casal não foi privatizada, mas houve uma outorga da concessão do serviço por um período de 35 anos. A produção de água ainda é de responsabilidade da Casal. Além disso, com investimentos que somariam mais de meio milhão de reais por dia, ele apresentou a construção de 13 novas ETAs (Estações de Tratamento de Água) e outras 6 reformadas, assim como 16 novas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), com outras duas reformadas. Em relação à tarifa, Herbet reforçou que a tarifa foi estabelecida no processo licitatório, com reajuste anual. Márcio Lima, prefeito de Santa Luzia do Norte, questionou os números apresentados pelo diretor-presidente. Ele destacou ainda o investimento diário de “meio milhão” e imaginou que seja aplicado nas áreas nobres, ignorando a população mais carente e que oferece menos lucro para a empresa. Já o morador Erilo Oliveira, do bairro do Jacintinho, disse que nada melhorou após a chegada da BRK. “Na verdade, piorou. A água falta sem a empresa nos comunicar, a água é de péssima qualidade, isso quando não ficamos uma semana sem ela”.

SANEAMENTO

Shorts Youtube
Play
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Play
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Play
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Play
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Play
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

O promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, Magno Alexandre Moura, disse ser muito importante a fala do público. “Todos são afetados com a questão da água e do saneamento em Rio Largo”, destacou o promotor, cobrando mais obras de saneamento e escoamento. “Temos o grande desafio: apesar de a Casal fornecer a água e distribuir para a BRK, ela não está chegando em muitas torneiras. O povo tem sofrido por isso”.

Relacionadas