app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5881
Política

EM BRASÍLIA, PAULO DEFENDE REFORMA TRIBUTÁRIA ‘MAIS JUSTA”

Governador diz que Brasil precisa pagar sua dívida histórica com os mais pobres

Por DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA | Edição do dia 25/05/2023 - Matéria atualizada em 25/05/2023 às 04h00

Durante o 14º Fórum Nacional de Governadores, realizado ontem em Brasília, o governador Paulo Dantas defendeu que o Brasil “pague a dívida histórica com os mais pobres, por meio da aprovação de uma Reforma Tributária mais justa”. Para Dantas, a reforma deve trazer uma simplificação e segurança jurídica para garantir mais desenvolvimento socioeconômico, mas deve priorizar a implantação de mecanismos que garantam justiça social e a proteção de quem ganha menos. “É fundamental que a Reforma Tributária seja aprovada ainda este ano, já que essas mudanças serão positivas tanto para os estados produtores de hoje quanto para os estados consumidores de bens e serviços. É uma reforma estruturante, que deve garantir que o pobre deixe de ser o grande pagador de impostos no país”, afirmou o governador. Para ele, após a aprovação do Arcabouço Fiscal, o Congresso deve focar numa reforma que melhore a vida dos mais pobres. Além disso, os governadores também debateram sobre o Fundo do Desenvolvimento Regional.

Paulo acrescentou que ‘’o combate à pobreza pressupõe um conjunto de ações, além da transferência de renda, e elas estão no campo criativo. Entendemos que, junto à política social, a indução da economia solidária é um motor eficiente’’. O governador relembrou as ações que o Estado executa para minimizar a situação das famílias em situação de vulnerabilidade e destacou a importância do Governo Federal neste processo. “Temos alguns programas exitosos de transferência de renda, como o Cartão CRIA, o Escola 10, bem como a distribuição de cestas básicas, ações que fomentam o cooperativismo e a agricultura familiar, gerando mais emprego e renda. Tudo isso tem contribuído para minimizar a situação de pobreza de grande parte dos alagoanos”, destacou.

O Fórum contou com a participação de 25 governadores e 2 vices. O relator da proposta, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o deputado Reginaldo Lopes, coordenador da Reforma Tributária, também participaram do encontro e apresentaram um breve resumo da atual situação da pauta no Congresso e o próximo passo para que deputados e senadores apreciem a proposta.

Mais matérias
desta edição