Política
MATA ATLÂNTICA TERÁ PLANO PRÓPRIO DE COMBATE AO DESMATAMENTO
Governo federal prepara ações específicas para todos os biomas brasileiros
Depois do anúncio sobre as ações de combate ao desmatamento na Amazônia, o Ministério do Meio Ambiente prepara planos específicos para atuação no Cerrado, na Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Pampa. Pela primeira vez, o Brasil terá um Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento (PPDCD) para cada um dos seus biomas. O objetivo é que até agosto todos os planejamentos sejam publicados.
“Antes só existia planos de ação para a Amazônia e Cerrado. Para a Mata Atlântica será algo inédito”, explicou Jair Schmitt, diretor de proteção ambiental do Ibama.
O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal (PPDCDAm) foi um programa de êxito no primeiro mandato de Lula e que conseguiu derrubar as então taxas de desmatamento na Amazônia. O plano seguiu em curso até o governo de Michel Temer, mas foi extinto no governo passado, assim como o PPCerrado.
Agora, além de retomar os planos que já existiam, o governo vai lançar ações para os outros biomas. Na segunda (5), ao lado da ministra Marina Silva, o presidente Lula explicou parte das operações que serão realizadas na Amazônia. O novo PPCDAm prevê a contratação de 1.600 fiscais, a contração de aeronaves e até o uso de Inteligência Artificial para monitoramento do desmatamento.
CERRADO
O próximo plano a ser anunciado deve ser o PPCerrado. Ainda não há detalhes sobre o conteúdo, mas sabe-se que os desafios serão grandes. Na quarta (7), foram anunciados novos dados de desmatamento captados pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No Cerrado, a área desmatada de janeiro a maio deste ano foi de 3.523 km², 35% maior que o captado no mesmo período em 2022 )2.612 km²). Os estados com maior desmatamento são Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso e Pará.