Política
PAULO DISCUTE BASES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITAN
Governador Paulo Dantas se reuniu com a coordenadora-geral do PDUI, professora-doutora Regina Dulce Lins


O governador Paulo Dantas se reuniu na segunda-feira (12) com a equipe técnica responsável pelo Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que abrange a região Metropolitana de Maceió. O objetivo é propor políticas públicas para promover qualidade de vida e melhoria de condições territoriais em 13 municípios. O PDUI, com previsão inicial de ser elaborado no período de um ano e meio, estabelece diretrizes para projetos e ações públicas que servem de parâmetro para o desenvolvimento urbano e regional. Ele busca reduzir desigualdades, contribuir com o ordenamento territorial da região favorecida e alinhar a atuação conjunta entre Estado e municípios.
O foco é melhorar a qualidade de vida da população nesse território, a partir do ordenamento de território. O plano abrange setores como habitação, saneamento e recursos hídricos, desenvolvimento socioeconômico, abastecimento alimentar, meio ambiente, mobilidade urbana e regional, dentre outros.
Paulo ressaltou a importância do debate para a construção de ações de interesse comum. “Estou super entusiasmado e espero que tenhamos a condição de construir um projeto exitoso pactuando com todos os municípios. Estou à disposição e o que o governo puder fazer para facilitar, faremos. Quero que toda a sociedade participe. Agora, no mês de julho, nós vamos fazer um grande lançamento do nosso Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”.
O plano tem a coordenação geral da Prof. Dra. Regina Dulce Lins, da Faculdade de Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela ressaltou que o projeto já se encontra em elaboração desde setembro de 2022. Mas por questões eleitorais e por transição de governo, ele só se tornará público para todos os agentes políticos, sociais, econômicos e territoriais da região metropolitana em julho de 2023.
“Vamos fazer o seminário nacional de governança metropolitana que discutirá as formas de planejamento e gestão da região e se encerrará com o lançamento do plano feito pelo governador acompanhado dos 13 municípios que representam essa região”, garantiu a professora.