IBGE
MUNICÍPIOS NO ENTORNO DE MACEIÓ REGISTRAM CRESCIMENTO EXPRESSIVO, APON
.


O crescimento da população registrado no Censo 2022 atinge cidades no entorno da capital, popularmente tratada como Região Metropolitana. Além de Satuba e Rio Largo, Pilar também registra crescimento – no caso de 6% –, saindo de 33.305 para 35.370 no ano passado. Em termos percentuais o crescimento de Maragogi, no extremo Norte, também chama a atenção já que foi de 12%. Em uma década a contagem revelou uma presença de mais 3.425 mil habitantes. Ou seja, dez anos atrás a pesquisa demográfica apontou a presença de 28.749 em relação aos 32.174 de agora. A região conhecida pelo litoral exuberante não só atraiu investidores como também conseguiu assentar milhares de trabalhadores rurais sem-terra na década anterior, o que de algum modo também contribuiu para a fixação do homem no campo, o que, de algum modo, fez as famílias crescerem. Outra cidade que apresentou crescimento de 11% foi Craíbas, que em 2010 contava com 22.785 mil habitantes e saltou para 25.397. Arapiraca também passou pelo mesmo fenômeno de crescimento, saltando de 213.261 mil para 234.696, um aumento de 10% da sua população. Isso dá à cidade do Agreste o status de microregião reconhecido pelo Banco do Nordeste com capacidade de atrair e influenciar pelo menos 18 cidades em seu entorno.
QUEDA
Na contramão de crescimento, há também a descoberta que algumas cidades encolheram do ponto de vista populacional. A situação na maioria das vezes é motivada pela falta de condições de fixação da população com oportunidades de emprego, em especial naquelas que têm uma área urbana densa, mas com pouca geração de renda.
Entre as cidades que registram queda populacional está Murici, onde nasceu o ministro dos Transporres, Renan Filho. Lá, na década passada viviam 26.627 pessoas, caindo nesta atua estatística para 25.187, uma queda de 5%. O percentual é o mesmo de São Luiz do Quitunde, que saiu de 32.412 habitantes para 30.873 habitantes. A maior queda, entretanto, foi registrada em Atalaia, onde a população caiu de 44.396 para 37.512 mil habitantes, ou seja, 15% a menos segundo o IBGE. Logo abaixo está Teotônio Vilela com queda de 8%, saindo de 41.152 para 38.053 habitantes.