Censo
SATUBA É O 11º DO PAÍS COM MAIOR ALTA DO Nº DE DOMICÍLIOS
.
REPÓRTER
Os dados preliminares do Censo Demográfico 2022, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que a população cresceu em um terço dos municípios de Alagoas na última década. No entanto, a quantidade de habitantes aumentou pouco no total do Estado.
A capital, por exemplo, registrou um discreto crescimento e não ultrapassou 1 milhão de habitantes, como era previsto. Já Satuba se destacou nacionalmente no número de domicílios, sendo o 11º município do país com maior crescimento.
O levantamento apontou que a população de Alagoas chegou a 3.127.511 habitantes em 2022, o que representa 1,54% do total de brasileiros. O aumento foi de 6.624 pessoas frente ao Censo 2010, quando o estado possuía 3.120.887 residentes.
Em Maceió, o Censo contabilizou 957.916 pessoas, aumentando em 25.274 (2,7%) em relação ao último Censo, apesar do esvaziamento nos bairros afetados pela mineração. A capital concentrava ainda 30,7% da população do estado em 2022.
Arapiraca, o segundo município com maior população, possui 234.696 habitantes, com crescimento de 9,8%. Rio Largo (93.927) e Palmeira dos Índios (71.574) mantiveram os postos entre os mais populosos. A importante alteração ficou por conta de Marechal Deodoro, que saltou do 11º para o quinto lugar, com 60.370 habitantes.
Do outro lado da ponta, não houve variações nos cinco municípios menos populosos: Pindoba (2.731), Mar Vermelho (3.155), Feliz Deserto (3.963), Jundiá (4.093) e Palestina (4.325), que seguem com as menores populações de Alagoas.
Os dados do IBGE revelaram também que os 957.916 habitantes de Maceió colocam a cidade como a 16ª mais populosa do Brasil e a quinta entre as nordestinas, atrás de Fortaleza (2,428 mi), Salvador (2,418 mi), Recife (1,488 mi) e São Luís (1,037 mi).
Municípios da Região Metropolitana de Maceió registram maiores crescimentos populacionais; zona da mata sofre as maiores perdas.
Dos 102 municípios alagoanos, 33 experimentaram um crescimento populacional e, em números absolutos, o destaque foi para Maceió, Rio Largo, Arapiraca, Marechal Deodoro e Satuba.
“Os primeiros resultados do Censo sugerem movimentos interessantes em Alagoas. Há um aumento da população em Maceió e em Arapiraca, assim como nos municípios vizinhos que os cercam. O Litoral Norte também experimentou um crescimento, possivelmente atrelado ao turismo. Além disso, visualizamos também uma tendência semelhante na região dos cânions do São Francisco”, analisou Alcides Tenório Jr, superintendente do IBGE em Alagoas.