loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Política

Política

MINISTÉRIO PRIORIZA MACEIÓ E ARAPIRACA NAS AÇÕES DO PRONASCI 2

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Arapiraca e Maceió estão entre os 163 municípios brasileiros que mais concentram mortes violentas intencionais e, por este motivo, entraram na lista de prioridades do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), lançado recentemente em Alagoas, pelo Governo Federal. No total, os investimentos da iniciativa já somam, aproximadamente, R$ 20 milhões no Estado.

O núcleo de estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que, na capital, a quantidade de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) tem apresentado quadro de estabilidade.

Foram 26 homicídios em junho do ano passado e 27 este ano. Com o acréscimo das intervenções policiais, o número saiu de 22 para 31 no período. Em Arapiraca, o cenário é semelhante - com 10 mortes violentas em 2022 e 11, em 2023. Estes dados foram apresentados pelo governador no começo de julho e mostram que, no Estado, os assassinatos tiveram queda de 8% no período.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) tem o Pronasci 2 como um dos principais programas da atual gestão de prevenção, controle e repressão da criminalidade. A iniciativa vai focar ações nestes municípios tidos como mais violentos.

Em Arapiraca e em Maceió, além de prevenir, o programa deve intensificar uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.

A SSP informou que o Pronasci 2 já fez investimentos em equipamentos e serviços para o fortalecimento das ações no Estado. No dia 29 de maio, o ministro Flávio Dino fez a entrega de 84 pistolas e nove drones, além de 13 viaturas.

Relacionadas