Chuvas
CAIXA ECONÔMICA LIBERA SAQUE CALAMIDADE DO FGTS PARA MORADORES DA CIDA
.

A Caixa informou que os trabalhadores que residem em Jacuípe, na região Norte de Alagoas, estão autorizados a solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. O município foi um dos afetados pelos temporais no começo do mês. Em Alagoas, 32 cidades tiveram o reconhecimento do estado de emergência devido às chuvas.
A instituição financeira informou que os moradores das áreas castigadas em Jacuípe, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque desde o último sábado (22). O prazo segue até 07 de outubro.
A liberação, decorrente das fortes chuvas nas cidades, pode ser solicitada à Caixa por meio do Aplicativo FGTS. É necessário possuir saldo na conta do Fundo e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Atualmente, 23 municípios situados nos estados de Alagoas, Acre, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão com pagamento vigente do Saque FGTS, por motivo de calamidade.
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Para solicitar o saque do FGTS, o trabalhador precisa ficar atento a algumas orientações dadas pela Caixa. Ele deve fazer o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção "Meus saques" e selecionar "Outras situações de saque -- Calamidade pública" -- acessar a cidade;
Na plataforma, o beneficiário precisa encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Em seguida, deve selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Sobre os documentos, a Caixa esclarece que, além do RG, também são aceitos carteira de habilitação e passaporte. O comprovante de residência precisa estar em nome do trabalhador, podendo ser a conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Se o comprovante de endereço estiver em nome de cônjuge ou companheiro (a), o trabalhador precisa apresentar a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável. No site da Caixa contém os esclarecimentos necessários para tirar dúvidas acerca do saque calamidade e de outras modalidades.