Avanço
AÇÕES DO SETOR PRODUTIVO VÃO DE RECICLAGEM A ATLAS DE BIOENERGIA
Proposta apresentada semana passada ao governador Paulo Dantas inclui cinco pilares da economia


O Programa Renascença apresentado pelo setor produtivo de Alagoas prevê ações a serem desenvolvidas em cinco pilares da economia. Com foco no turismo, construção, químico-plástico, biotecnologia e energias renováveis, essas ações visam ampliar o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
O plano foi idealizado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), com apoio do Sebrae e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e entregue ao governador do Estado, Paulo Dantas, e secretários em reunião na semana passada. As propostas foram consideradas importantes pelo Chefe do Executivo que reafirmou a parceria de cooperação, entendendo que diversas iniciativas fazem parte do plano de gestão de seu governo.
No plano de ação estratégico para o turismo, o setor produtivo propõe ações como fomentar atividades criativas baseadas na cultura alagoana e reproduzir os editais de fomento e difusão dessa área. Além disso, busca incentivar o turismo de eventos em áreas-chave para a cultura e economia alagoana, como bioeconomia, esportes náuticos, turismo, construção civil, plásticos, químicos, entre outros aspectos.
Outro ponto apresentado pelo setor é o desenvolvimento de uma política para a disseminação da Tecnologia da Informação (TI) e digitalização da cadeia produtiva como forma de aumento da competitividade e comunicação dos recursos.
Na área da construção, os pontos apresentados vão desde a incorporação de novas tecnologias voltadas à sustentabilidade à criação de plataforma para interação de empreendedores da cadeia e divulgação de temáticas relacionadas ao setor, incluindo ofertas de produtos e serviços.
No químico-plástico, as ações do setor produtivos pleiteadas junto ao Governo do Estado passam pela atração de empresas recicladoras qualificadas, indústrias químicas e farmacêuticos e indústrias para operação off shore em razão do potencial de exploração dos campos maduros de petróleo e gás da bacia de Alagoas.
A atualização do Atlas Eólico e Solar de Alagoas e do Atlas de Bionergia são as ações que aparecem listadas quando o assunto é energia renovável. Assim como a criação de uma comissão para fiscalização de prazos definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica e recebimento de créditos advindos da Geração Distribuída por parte de clientes da Equatorial Energia Alagoas.
O último pilar elencado é voltado para a biotecnologia. Neste aspecto o setor produtivo lista entre as ações o levantamento apibotânico do estado por ano em cada mesorregião, assim como capacitação de pesquisadores e técnicos da academia na temática do empreendedorismo, na identificação de oportunidades de negócios e nos processos de negociação da transferência de tecnologia.