Boa notícia
REPÓRTERES DA GAZETA DE ALAGOAS VENCEM PRÊMIO BNB DE JORNALISMO
Hebert Borges e Regina Carvalho ganham na categoria estadual com a reportagem Sol: a energia do Sertão


A Gazeta de Alagoas é a grande vencedora do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2023, na categoria estadual, com a reportagem especial “Sol: a energia do Sertão”, dos jornalistas Hebert Borges e Regina Carvalho. A produção foi a única do Estado classificada para a grande final. A premiação ocorreu nessa quinta-feira (27), durante o 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.
A reportagem trouxe a nova realidade vivenciada no Sertão de Alagoas, com o aumento, em 42%, do financiamento de placas solares na região, mudando cenário das cidades sertanejas. Os jornalistas mostraram na produção histórias de moradores de Pão de Açúcar, uma das cidades com maior temperatura no Brasil, que aproveitaram o clima quente e ensolarado da cidade para investir nas placas solares, relatando os inúmeros benefícios da tecnologia. A publicação está na Gazeta de Alagoas, edição do final de semana dos dias 21 e 22 janeiro deste ano.
O jornalista Hebert Borges recebeu o prêmio em Fortaleza e em agradecimento, lembrou da importância do jornalismo impresso. “Que momento feliz. Queria muito agradecer ao Banco do Nordeste por valorizar o jornalismo profissional. Os prêmios estaduais são concorridos por todos os veículos e nós da mídia impressa disputamos diretamente com emissoras de TV, web e rádio. O jornalismo impresso vive, ele ainda resiste e é muito bem feito. Esse prêmio comprova isso. Agradeço ainda a colega Regina, com quem divido o prêmio e me inspira como profissional”, disse Borges.
Essa alegria é compartilhada por Regina Carvalho. “Muito feliz pelo prêmio, por dividir com o amigo e colega de redação Hebert, jornalista que admiro. Feliz mais ainda pelo material ter sido publicado na Gazeta de Alagoas, impresso que comecei a atuar ainda quando era estudante de Jornalismo e depois voltei como profissional”, acrescentou Regina Carvalho.
A premiação pelo Banco do Nordeste só reforça, segundo o editor geral da Gazeta de Alagoas, Claudemir Araújo, a força do jornalismo do estado e dos profissionais que integram a redação do maior veículo de comunicação do estado.
“O prêmio conquistado por nossos repórteres é resultado do jornalismo sério e profundo produzido pela Gazeta de Alagoas. Regina e Hebert estão entre os melhores jornalistas do Nordeste, assim como toda a nossa redação. Estão de parabéns, portanto, eles e todos os seus companheiros de batente”, disse Claudemir Araújo.
O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional contempla trabalhos jornalísticos profissionais e universitários publicados ou veiculados em território nacional, que retratem iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitem o princípio da diversidade cultural.
A premiação foi criada em 1980 e, até 1999, agraciou apenas trabalhos publicados em mídia impressa. Retomado em 2003, este passou a premiar também trabalhos fotográficos publicados em mídia impressa e, ainda, trabalhos eletrônicos de rádio, TV e internet. A partir da edição 2016, o projeto institui o Grande Prêmio Nacional, que seleciona o melhor trabalho inscrito, independentemente da mídia para qual foi produzido.
Concorreram nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 que retrataram ações e projetos situados na área de atuação do BNB, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo.