loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Eleições

LESSA DESMENTE BASTIDORES E DESCARTA CANDIDATURA A PREFEITO

Presidente do PDT em Alagoas diz querer transformar o partido na terceira força política do Estado

Ouvir
Compartilhar
Lessa: “Não está na minha agenda participar das eleições municipais como candidato”
Lessa: “Não está na minha agenda participar das eleições municipais como candidato” -

Na próxima terça-feira (01) acaba o recesso parlamentar. Senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros retomam os trabalhos. Em Alagoas, além de se debruçarem nas matérias que dependem de apreciação legislativa, os parlamentares aquecem as especulações sobre as eleições municipais do próximo ano. O foco dos debates é a prefeitura de Maceió.

Segundo os bastidores, mais de dez pré-candidatos são cotados para disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito JHC (PL) candidato à reeleição. Um que vem sendo citado como pré-candidato é o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), mas numa entrevista à Gazeta ele descartou a possibilidade e considerou a indicação do nome dele como boato de bastidores. “Isso é comum nesta fase de definições de pré-candidaturas”.

Depois de ter sido vereador, deputado estadual, prefeito (1993/97), dois mandatos de governador (1999/2006) deputado federal, vice-prefeito de JHC (2021/23) e, desde janeiro, vice do governador Paulo Dantas (MDB), ele afirmou que não está na agenda política dele voltar à prefeitura via eleições municipais de 2024. Sobre os comentários dos bastidores políticos, disse que tem muitas especulações a respeito das eleições municipais neste momento. “Fui vice-prefeito de JHC, sou vice-governador na gestão de Paulo Dantas e não está na minha agenda política participar das eleições municipais como candidato”.

Afirmou que a pauta dele é organizar o PDT para as eleições municipais e contribuir com a gestão do governador Paulo Dantas. “O governo vem cumprindo com os compromissos de campanha, ampliou a agenda de trabalho com foco na infraestrutura, políticas públicas, e o governador adotou o modelo da transversalidade que nos faz trabalhar em equipe”.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Ao ser questionado se o PDT terá candidato em Maceió, Lessa respondeu que isso dependerá da frente política de sustentação ao governo Dantas. “A frente é formada pelo MDB, PDT, PSB, PT, PV, PCdoB. Logo, o candidato sairá desta frente”.

O presidente do PDT de Alagoas destacou também que o partido dele terá candidato a prefeito e a vereador em mais de 50% dos 102 municípios do estado. “O partido estará presente nas eleições municipais. Claro que não teremos candidato a prefeito em todos os municípios, mas teremos candidatos a vereador e a vice-prefeito”.

Nos bastidores políticos de Alagoas chama a atenção também os discretos debates acirrados que ocorrem entre dois grupos. De um lado, o grupo do senador Renan Calheiros, presidente do diretório estadual do MDB, que é o maior partido no estado, composto com o governador Paulo Dantas (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, 14 dos 27 deputados estaduais, a maioria dos prefeitos e vereadores, dois dos três senadores, e tem apoio e aliança com a maioria dos deputados federais.

Do outro lado está o grupo do presidente da Câmara Federal e presidente do PP/AL, deputado federal Arthur Lira, líder da segunda maior força política do estado, com apoio de sete deputados estaduais, sendo quatro do Partido Progressista, de vereadores, e prefeitos como JHC (PL), três parlamentares federais e um senador.

Os dois grupos trabalham para ampliar as bases no interior, disputam prefeituras estratégicas e cadeiras nas câmaras de vereadores dos maiores colégios eleitorais do estado visando às eleições gerais de 2026. O vice- governador Ronaldo Lessa trabalha para transformar o PDT na terceira força política para ter condições de atuar como protagonista nas eleições gerais.

Relacionadas