loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Política

Política

IGREJA DOS MARTÍRIOS É REINAUGURADA APÓS REFORMA COM EMENDA DE COLLOR

Prédio histórico no centro de Maceió foi recuperado com todos os detalhes em azulejo português

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 21 de agosto de 2023
Restauração completa da Igreja dos Martírios, no Centro de Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 21 de agosto de 2023 Restauração completa da Igreja dos Martírios, no Centro de Maceió. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

Féis católicos se emocionaram com a entrega oficial da Igreja Senhor Bom Jesus dos Martírios, na tarde desta segunda-feira (21). Patrimônio da igreja católica, em Alagoas, ela também integra o patrimônio nacional e foi totalmente restaurada após o empenho do ex-senador Collor que garantiu cerca de R$ 5 milhões em emendas parlamentares. O total do projeto ficou orçando em quase R$ 6 milhões.

O reitor do seminário, padre Francisco Teixeira, enalteceu o empenho que garantiu a recuperação do prédio com todos os detalhes em azulejo português na faixa e detalhes laterais. Conforme lembrou, muito além do patrimônio histórico, é uma reconquista para a comunidade católica.

“Para nós uma importância maravilhosa, pois essa igreja é uma joia rara da arquitetura, da fé, da cultura e da história de Alagoas. E o senador Collor teve uma participação muito relevante, juntamente com sua suplente Ada Mello, que hoje já descansa no Senhor, mas que, à época, também se empenhou para garantir as emendas parlamentares que viabilizaram essa reforma”, destacou Teixeira.

O projeto original foi elaborado pelo então vereador e deputado estadual Sílvio Camêlo (PV), com o apoio da suplente de senadora Ada Mello. Ela faleceu este ano depois perder uma batalha para o câncer, mas teve particular empenho com esse projeto.

Ontem, o parlamentar relembrou o primeiro contato articulado por Ada com o senador Collor em Brasília.
“Ao lado da senadora Ada, nós fomos recebidos pelo senador Collor, que foi muito receptivo à proposta. Mas, para quem o conhece, também sabe de sua objetividade e rapidamente ele cobrou se já havia um projeto e felizmente nós já havíamos elaborado. Foi a partir daí que tudo começou”, enfatizou Camelo.

“Estar aqui hoje e poder relembrar esse momento é algo importante porque essa obra agora ficará por muito tempo a serviço da comunidade católica”.

HISTÓRIA

A Igreja do Bom Jesus dos Martírios havia passado por pinturas e reformas não autorizadas no passado. Isso acabou por esconder detalhes da pintura originar e das obras de arte que estavam no teto, paredes e detalhes de suas colunas. Durante a pesquisa, foi possível encontrar os traços centenários, revitalizar e recuperar azulejos portugueses que marcaram a arquitetura da época.

Por isso que o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Leandro Grass, fez questão de estar presente à entrega oficial do prédio e descerramento da placa de registro da obra.

“É uma das igrejas mais importantes que temos no Estado. Não só pelo que representa para os católicos, mas por conta dos traços e destaco aqui sua azulejaria. Ela ajuda a contar também uma parte da história da cidade e do processo de expansão da capital. Para além do seu valor cultural, é preciso destacar o religioso do prédio. E poder entregá-lo de volta à comunidade é motivo de alegria para nós do Iphan”, detalhou Leandro.

Em relação ao empenho do ex-senador Collor, sua suplente Ada Mello e de Sílvio Camelo, que é do seu partido, o presidente do Iphan disse que o instituto tem uma relação de projetos em todo o Brasil e precisa de ações como essa para garantir os investimentos necessários.

“Incentivamos a participação parlamentar, que assim como esta aqui de Alagoas, poderá favorecer a outros projetos. Iremos, inclusive, fazer uma apresentação aos parlamentares para que conheçam o patrimônio que temos para restaurar e se dediquem também para que isso se torne realidade como aconteceu com esta igreja”, completou Grass.

EMOÇÃO

Entre os fiéis frequentadores da igreja, a solenidade foi marcada pela emoção. Tanto que prepararam uma recepção ao fim do descerramento da placa para homenagear os representantes do Iphan.
A Igreja do Nosso Senhor do Bom Jesus está no largo dos Martírios que abriga o Palácio Floriano Peixo, a fonte luminosa e o largo das bandeiras. O local, que costuma ser visitado pelos turistas, agora passa a contar com outro importante referencial, já que a história da igreja revela que foi construída por homens livres, mas também escravos.

Frequentadora da igreja desde a juventude, Lúcia Gomes da Silva, 74 anos, reverenciou o empenho de todos para a entrega restaurada do local. Conforme lembrou, foi lá que batizou os filhos e os casou, além de frequentá-la com seus pais.

“Para mim é uma bênção muito grande estar vivenciando este momento, pois frequento esta igreja desde os meus vinte anos aproximadamente. Aqui vim com meus pais, outros familiares, batizei meus filhos e os vi casar. E poder continuar vivendo a fé aqui é muito importante. Que Deus abençoe a todos que conseguiram fazer com essa obra fosse realizada”, agradeceu Lúcia.

Relacionadas