loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/03/2025 | Ano | Nº 5915
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Política

Política

ALE PRESTA HOMENAGEM A FÁBIO FERRARIO E MARCOS BERNARDES

Desembargador e jurista foram agraciados com a Comenda Omar Coêlho de Mello pela contribuição à área jurídica do Estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem ALE PRESTA HOMENAGEM A FÁBIO FERRARIO E MARCOS BERNARDES
-

O parlamento alagoano parou suas atividades mais cedo, na tarde de ontem, para homenagear duas importantes personalidades do direito no Estado. O professor e jurista Marcos Bernardes de Mello e o desembargador Fábio Ferrario, seu ex-aluno, foram agraciados com a Comenda Omar Coêlho de Mello, por iniciativa do deputado Alexandre Ayres (MDB).

Ferrario, que militou por pouco mais de três décadas na advocacia, atualmente é desembargador. Ao lado de advogados, juízes, desembargadores e sua família, ele estava visivelmente emocionado com o reconhecimento e destacou a importância de ser lembrado pelo Poder Legislativo.

“Receber esta comenda para mim é motivo de júbilo. Hoje é um dia de alegria e saudades. Alegria por receber a comenda junto com o Dr. Marcos e o nome significativo que tem e de Omar Mello, que foi um homem de bem. Uma pessoa de coração bom, sempre voltado para as boas práticas da advocacia”, destacou o desembargador. “Um dia de saudades, porque ele aqui não está para, com seu sorriso largo, me dar um abraço. Tenho certeza de que lá do alto de sua morada, no alto das estrelas, está acompanhando esta cerimônia”.

Ex-procurador do Legislativo alagoano, Ferrario disse também que o fato de voltar na condição de homenageado também tem um significado especial, já que teve a oportunidade também de contribuir com seu trabalho para o engrandecimento do poder.

“É uma representatividade muito grande, porque exerci aqui a advocacia pública que muito me dignificou e engrandeceu”, completou Ferrario.

EMOÇÃO

Marcos Mello foi o maior homenageado da tarde, já que ele recebeu a Comenda do Mérito Deputado Tavares Bastos, a Comenda Tobias Granja e a que leva o nome do filho, Comenda Omar Coêlho.

Caminhando com dificuldade, ladeado por familiares, em especial suas netas, o homem que escreveu seu nome na história como o maior intérprete do jurista Pontes de Miranda estava feliz. Uma felicidade contida, ora alternada com a respiração cansada e um brilho no olhar com a lágrima contida. Foi muito cumprimentado por todas as autoridades presentes, muitas delas seus ex-alunos e outros aprendizes de seu conhecimento.

Mantendo seu estilo de verve e boa expressão, fez uma reflexão sem temor ao ser provocado durante a entrevista para falar sobre a homenagem.

“Estou com tanta emoção que vocês nem imaginam. Não sei nem se poderia ter uma homenagem desse tipo. Agradeço ao deputado Alexandre por me conceder isso. Mas nunca imaginei isso. Porque passei quantos anos trabalhando? Dediquei meus melhores anos. Os melhores da minha vida dediquei a esse estado. E nunca fui reconhecido. E agora, na minha reta final, aparece essa figura impoluta e me faz isso de uma vez só”, refletiu o mestre do direito alagoano, com voz embargada.

Esse momento precedeu o fato de comentar uma das honrarias que leva o nome do filho, morto há poucos meses em consequência de uma leucemia. Marcos disse que não sentia a perda, mas a ausência. O filho, que seguiu sua carreira, além de aprendiz era o parceiro de longas e produtivas conversas.

“Estou extremamente emocionado. Principalmente quando se fala do Omar. Quando falo dele eu choro. Ainda estou muito magoado com a ida dele. O homem lá de cima é quem sabe o que é melhor para mim ele e todo mundo. Temos que aceitar embora a dor seja difícil de jogar fora. É uma dor que não é de saudade, é a dor da ausência”, concluiu Marcos, com o choro contido.

RECONHECIMENTO

Autor da comenda Omar Coelho de Mello, o deputado Alexandre Ayres lembrou parte da trajetória dos homenageados. Ao falar do professor Marcos Mello, ele foi enfático em afirmar que sua importância dignifica a própria homenagem.

“Ninguém melhor que o pai do próprio Omar, que dá nome à comenda, para ser o primeiro a recebê-la antes de qualquer outra pessoa. Marcos Bernardes é alguém que faz jus ao nome de doutor, não por ter seguido a formalidade e acadêmica, mas por ser douto, digno por ter conhecimento não só numa, mas em muitas áreas. É erudito em nível fora do comum. É o primeiro entre os seus pares, a quem os colegas ouvem, um magistrado informal”, enfatizou em seu discurso.

Sempre se referindo a Marcos como professor por sua dedicação ao ensino, o parlamentar também lembrou seu grande conhecimento em direito privado, em particular na obra de Pontes de Miranda, de quem se tornou um dos maiores especialistas do País e ter conquistado reconhecimento internacional.

Para ele, o desembargador Ferrario também se superou como profissional em especialidades distintas, como o direito criminal, cível e também o direito eleitoral. Em sua avaliação, a soma de conhecimentos lhe conferem, no momento, a ponderação necessária para atuar como desembargador.

“Além disso, também atuou como juiz eleitoral e brilhou também aqui nesta Casa. Tem uma liderança nacional, já que foi indicado pelo conselho federal da OAB para vaga de ministro e até desembargador federal”, observou Ayres.

CONTRIBUIÇÃO

As homenagens às duas autoridades jurídicas também foram enaltecidas pelo diretor executivo da Organização Arnon de Mello, Luis Amorim. Ele destacou que a contribuição de ambos como juristas só elevou o nível do direito praticado no Estado de Alagoas.

“A justa e merecida homenagem recebida pelo desembargador Fábio Ferrario, que desempenhou um brilhante trabalho como advogado, atuando na defesa intransigente das prerrogativas da categoria, e, agora como desembargador, dá um brilho especial ao conjunto de desembargadores de escol que o Tribunal de Justiça de Alagoas possui no momento”, afirmou Amorim. “Havemos ainda que destacar o Dr Marcos Mello, civilista e doutrinador alagoano. Um homem e um profissional que eleva o nome de Alagoas como um dos grandes juristas do nosso país, com reconhecimento fora dele. Ambos, por proposição do deputado Alexandre Ayres, recebem comendas e uma medalha na Casa Tavares Bastos, que permite que continuemos lembrando a rica história do saudoso advogado, ex presidente da OAB Omar Coelho”, enfatizou Amorim.

Relacionadas