app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5836
Política

EMBAIXADOR DA ITÁLIA NO BRASIL VISITA AUTORIDADES ALAGOANAS

Paulo anuncia incentivos para empresa Bauducco, fundada por italianos, ampliar as operações no Estado

Por Hebert Borges | Edição do dia 29/08/2023 - Matéria atualizada em 29/08/2023 às 04h00

O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, iniciou, ontem, uma agenda de visitas a autoridades e empresas alagoanas. O primeiro compromisso do embaixador foi um encontro com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), com quem conversou sobre prospecção de negócios e acordos na área de ciência e tecnologia.

Azzarello estava acompanhado pelo diretor da Bauducco, Adilson Spolidoro, e do diretor da Leonardo Company, Francesco Moliterni. Na oportunidade, o governador assinou o credenciamento da Pandurata Alimentos LTDA. (Bauducco) ao Regime Especial de Tributação, para que a empresa amplie sua operação no Estado.

De acordo com o governador Paulo Dantas, Alagoas possui relação comercial e científica com a Itália, e o objetivo do encontro é renovar e ampliar a parceria, apresentando o novo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) para atrair novas empresas.

Atualmente, a Pandurata Alimentos possui uma fábrica em Alagoas, localizada às margens da BR-104, em Rio Largo, e um Centro de Distribuição, localizado no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió.

Com o credenciamento no novo Regime Especial de Tributação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a empresa poderá ampliar a linha de produtos de seu portfólio (Visconti, Tommy, Casa Bauducco, etc), bem como realizar parcerias para distribuir produtos de outras empresas, como a Hershey’s e a linha Ovomaltine.

Para Adilson Spolidoro, representante da Bauducco, a política de incentivos de Alagoas é vista como um estímulo para a ampliação dos investimentos na planta, localizada em Rio Largo. “Por isso, um novo investimento será direcionado na fábrica de Rio Largo, graças aos benefícios fiscais oferecidos, razão para ampliar a produção na unidade industrial em Alagoas e gerar mais empregos com crescimento aliado a um desenvolvimento sustentável. Fazer a ampliação na fábrica é o passo seguinte”, disse o empresário.

Na oportunidade, foi entregue ao diretor regional da Leonardo Company na América Latina, Francesco Moliterni, uma cópia do novo Prodesin, com apresentação de todos os incentivos fiscais do Governo de Alagoas.

A Leonardo é o segundo maior grupo industrial da Itália (apenas atrás da Fiat) e um dos maiores grupos industriais de alta tecnologia do mundo, com sede na cidade de Roma. A empresa trabalha nas áreas da defesa, aeroespacial, segurança, automação, transporte, construção civil e energia. A empresa possui escritórios em mais de 100 países. O governo italiano detém 32% das ações da empresa.

“A empresa Leonardo é uma das maiores construtoras de aeronaves do mundo e o seu representante esteve conosco. Buscamos uma possibilidade de nova parceria com o segundo maior grupo italiano. Queremos abrir possibilidades, negócios, ampliar fronteiras, garantir segurança jurídica para investimentos, e isso pode acrescentar bastante para o desenvolvimento, inclusão e empregos para os alagoanos”, explicou o governador Paulo Dantas.

Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), deputado Marcelo Victor; o desembargador Fábio Ferrario; as secretárias Caroline Balbino (Desenvolvimento Econômico); Renata Santos (Fazenda); e o secretário Especial do Tesouro Estadual, Kiko Suruagy.

Mais matérias
desta edição