O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, iniciou, ontem, uma agenda de visitas a autoridades e empresas alagoanas. O primeiro compromisso do embaixador foi um encontro com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), com quem conversou sobre prospecção de negócios e acordos na área de ciência e tecnologia.
Azzarello estava acompanhado pelo diretor da Bauducco, Adilson Spolidoro, e do diretor da Leonardo Company, Francesco Moliterni. Na oportunidade, o governador assinou o credenciamento da Pandurata Alimentos LTDA. (Bauducco) ao Regime Especial de Tributação, para que a empresa amplie sua operação no Estado.
De acordo com o governador Paulo Dantas, Alagoas possui relação comercial e científica com a Itália, e o objetivo do encontro é renovar e ampliar a parceria, apresentando o novo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) para atrair novas empresas.
Atualmente, a Pandurata Alimentos possui uma fábrica em Alagoas, localizada às margens da BR-104, em Rio Largo, e um Centro de Distribuição, localizado no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió.
Com o credenciamento no novo Regime Especial de Tributação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a empresa poderá ampliar a linha de produtos de seu portfólio (Visconti, Tommy, Casa Bauducco, etc), bem como realizar parcerias para distribuir produtos de outras empresas, como a Hershey’s e a linha Ovomaltine.
Para Adilson Spolidoro, representante da Bauducco, a política de incentivos de Alagoas é vista como um estímulo para a ampliação dos investimentos na planta, localizada em Rio Largo. “Por isso, um novo investimento será direcionado na fábrica de Rio Largo, graças aos benefícios fiscais oferecidos, razão para ampliar a produção na unidade industrial em Alagoas e gerar mais empregos com crescimento aliado a um desenvolvimento sustentável. Fazer a ampliação na fábrica é o passo seguinte”, disse o empresário.
Na oportunidade, foi entregue ao diretor regional da Leonardo Company na América Latina, Francesco Moliterni, uma cópia do novo Prodesin, com apresentação de todos os incentivos fiscais do Governo de Alagoas.
A Leonardo é o segundo maior grupo industrial da Itália (apenas atrás da Fiat) e um dos maiores grupos industriais de alta tecnologia do mundo, com sede na cidade de Roma. A empresa trabalha nas áreas da defesa, aeroespacial, segurança, automação, transporte, construção civil e energia. A empresa possui escritórios em mais de 100 países. O governo italiano detém 32% das ações da empresa.
“A empresa Leonardo é uma das maiores construtoras de aeronaves do mundo e o seu representante esteve conosco. Buscamos uma possibilidade de nova parceria com o segundo maior grupo italiano. Queremos abrir possibilidades, negócios, ampliar fronteiras, garantir segurança jurídica para investimentos, e isso pode acrescentar bastante para o desenvolvimento, inclusão e empregos para os alagoanos”, explicou o governador Paulo Dantas.
Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), deputado Marcelo Victor; o desembargador Fábio Ferrario; as secretárias Caroline Balbino (Desenvolvimento Econômico); Renata Santos (Fazenda); e o secretário Especial do Tesouro Estadual, Kiko Suruagy.