loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6001
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Política

Política

PREFEITURAS DE AL FECHAM AS PORTAS HOJE CONTRA QUEDA DO FPM

Iniciativa foi intitulada como “Sem FPM não dá. Dia 30 vamos parar!” e é coordenada pela Associação dos Municípios de Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem PREFEITURAS DE AL FECHAM AS PORTAS HOJE CONTRA QUEDA DO FPM

As prefeituras de Alagoas vão fechar as portas hoje em protesto contra a recorrente queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A ação no estado é coordenada pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

De acordo com a AMA, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que 51% dos municípios enfrentam desafios financeiros, especialmente devido à redução de 23,54% no FPM, em agosto, e atrasos em outras transferências, como os royalties de minerais e petróleo.

A iniciativa, intitulada “Sem FPM não dá. Dia 30 vamos parar!”, resultará no fechamento das atividades administrativas das prefeituras. A AMA instruiu os gestores a manterem em funcionamento os serviços essenciais à população, incluindo saúde, educação, assistência social, controle de tráfego, segurança e limpeza urbana.

Hugo Wanderley, presidente da AMA, destacou que a mobilização se faz necessária para alertar ao Governo Federal que as gestões municipais estão sofrendo com o baixo consumo da população, gerando uma queda na arrecadação, afetando diretamente as finanças das cidades.

“Os municípios estão sofrendo, um quadro deficitário e as contas no vermelho, o FPM é a principal fonte de financiamento das gestões, que possuem grandes responsabilidades com a população e que não podem retroceder e deixar de prestar assistência necessária a quem precisa. É necessário defender a pauta desta mobilização nacional que luta contra a queda de arrecadação”, afirmou Wanderley.

Até o momento, várias entidades já aderiram ao movimento, incluindo a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Associação dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Relacionadas