app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Política

CÂMARA PEDE ADIAMENTO DE ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO

A Câmara de Maceió aprovou, na manhã desta terça-feira (05), durante sessão ordinária, requerimento em que pede ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) o adiamento das eleições de conselheiros tutelares da capital para o dia

Por thiago gomes | Edição do dia 06/09/2023 - Matéria atualizada em 06/09/2023 às 04h00

A Câmara de Maceió aprovou, na manhã desta terça-feira (05), durante sessão ordinária, requerimento em que pede ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) o adiamento das eleições de conselheiros tutelares da capital para o dia 19 de novembro.

O pleito está agendado para o dia 1° de outubro e, segundo os vereadores, há descumprimento de uma lei municipal que prevê a utilização de urnas eletrônicas na votação.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou à Gazeta que o Município perdeu o prazo para solicitar o uso dos equipamentos eletrônicos para computar os votos dos eleitores, obrigando que o processo fosse feito com cédulas de papel.

Nesta terça, o líder do governo na Câmara, vereador Chico Filho (MDB) e autor do requerimento, argumentou que a prorrogação era necessária para evitar transtornos no dia da votação. Segundo ele, se as urnas forem manuais o tempo de espera na fila será muito grande, aumentando o risco de afugentar os eleitores.

“Tivemos uma reunião na semana passada com o Município sobre essa questão e todos os vereadores têm preocupação de a eleição não utilizar as urnas eletrônicas. Houve um equívoco no envio das informações ao TRE, e o órgão eleitoral não teve como autorizar o uso”. Chico.

O líder do governo garantiu que a prorrogação não vai alterar o tempo do mandato dos futuros conselheiros e não afetará o processo eleitoral. E garantiu que a possibilidade de adiamento da eleição dos Conselhos Tutelares será analisada em reunião do CMDCA, ainda nesta terça-feira.

“O Fórum Alagoano dos Conselheiros Tutelares já fez esse requerimento para adiamento. A prefeitura também vê com bons olhos e esperamos que o CMDCA se convença de que a prorrogação é a melhor saída”.

Mais matérias
desta edição