app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Política Maceió, 06 de setembro de 2023
Montagem da estrutura para o desfile de 7 de Setembro, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Alagoas - Brasil.. 
Foto:@Ailton Cruz

DESFILE NA ORLA MARCA HOJE OS 201 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Cerca de 1.500 integrantes da forças de segurança vão participar da festa do 7 de Setembro

Por greyce bernardino | Edição do dia 07/09/2023 - Matéria atualizada em 07/09/2023 às 04h00

/Maceió, 06 de setembro de 2023
Montagem da estrutura para o desfile de 7 de Setembro, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Alagoas - Brasil.. 
Foto:@Ailton Cruz
/Maceió, 06 de setembro de 2023
Montagem da estrutura para o desfile de 7 de Setembro, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Alagoas - Brasil.. 
Foto:@Ailton Cruz

O feriado nacional da Independência do Brasil é nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, quando o país celebra 201 anos da independência. Em Maceió, cerca de 1.500 integrantes das forças de segurança pública desfilarão entre as avenidas Assis Chateaubriand e da Paz, em Maceió, às 8h30. Além de renovar as tradições culturais, a Programação Cívica também promete um espetáculo de beleza, emoção e muita organização.

Num primeiro momento, o governador interino de Alagoas, Ronaldo Lessa, realizará a revista às tropas, acompanhado dos coronéis Paulo Amorim e Jacques Wolbeck, comandantes-gerais da Polícia Militar de Alagoas e do Corpo de Bombeiros, respectivamente, além dos comandantes das representações em Alagoas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira).

Às 9h, o Exército Brasileiro abrirá o desfile das tropas, seguido da Marinha do Brasil e da Aeronáutica. Em seguida, ao som da Banda de Música da PM, que é patrimônio histórico, artístico e cultural do povo alagoano, a Polícia Militar de Alagoas passará pela avenida. Desfilarão os contingentes do Colégio Militar, batalhões especializados e de área, grupamento montado, finalizando com as viaturas do grupamento motorizado.

A Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas abrirá o desfile da instituição, com sua tropa, embarcações e veículos de busca, resgate e combate a incêndio. Em seguida, será a vez da Polícia Civil. A atração seguinte chegará pelo ar: o Grupamento Aéreo da Segurança Pública. Polícia Científica, Polícia Penal, Ronda no Bairro, motos e viaturas do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), encerrarão o cortejo.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

A estrutura do desfile vai contar com tendas para até 1.500 pessoas ao longo das avenidas. Quanto à segurança, policiais militares estarão realizando policiamento motorizado e a pé. Serão 200 agentes de segurança distribuídos em patrulhas na área do desfile e entorno.

Motoristas deverão ficar atentos aos bloqueios de via que ocorrerão a partir das 6h entre a rotatória da Braskem e o porto de Maceió. Equipes do BPTran e da DMTT estarão posicionadas nos seguintes pontos de bloqueio: Porto do Jaraguá; Cruzamento entre a Avenida da Paz e a Rua do Uruguai; Cruzamento entre a Avenida da Paz e a Avenida Deputado Humberto Mendes; Cruzamento entre a Avenida Buarque de Macedo e a Avenida Deputado Humberto Mendes; Cruzamento entre a Avenida da Paz e a Rua do Imperador (entrada da Praça Sinimbu); Cruzamento entre a Avenida da Paz e a Rua Barão de Anadia (Lojas Americanas) e Cruzamento entre a Avenida da Paz e a Rua Dias Cabral (próximo à PGE).

Os trajetos dos coletivos que trafegam pela região também serão alterados, das 6h até o término do evento, quando as vias forem liberadas. As alterações podem ser consultadas no site da Prefeitura de Maceió.

Mais matérias
desta edição