app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Política Maceió, 13 setembro de 2023
Preparativos dos estudantes para os desfile de 16 de setembro na Escola Princesa Isabel, no Cepa em Maceió. Alagoas – Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

DESFILE DA EMANCIPAÇÃO TERÁ PARTICIPAÇÃO DE 3 MIL ESTUDANTES

Evento será realizado neste sábado, a partir das 15h, nas proximidades do Memorial à República, em Jaraguá

Por regina carvalho | Edição do dia 16/09/2023 - Matéria atualizada em 16/09/2023 às 04h00

Organizado pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Segurança Pública (SSP), acontece neste sábado (16) o tradicional desfile da Emancipação Política de Alagoas que deve reunir mais de 10 mil pessoas. Será a partir das 15h, na Avenida Assis Chateaubriand, nas proximidades do Memorial à República, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Com o tema “Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para um ensino inovador na rede estadual de ensino de Alagoas”, o desfile vai reunir cerca de três mil estudantes da rede estadual de ensino, que vão representar as 13 Gerências Especiais de Educação (GEE).

De acordo com a Seduc, o evento terá início com a execução do exórdio, pela banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, e a tradicional revista à tropa, feita pelo governador Paulo Dantas. Já os alunos do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, vão abrir novamente o desfile. O pelotão das bandeiras e a banda fanfarra “Os Recicláveis”, da 6ª Gerência Especial de Educação (GEE), de Santana do Ipanema, darão sequência ao cortejo que terá, ainda, outros 15 pelotões.

O evento terá, na sequência, as seguintes apresentações: Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e da Polícia Militar de Alagoas; Banda Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro; Bandas de Fanfarra e pelotões das escolas estaduais.

O desfile escolar da emancipação ainda terá as colaborações de integrantes da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAL) e Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).

Serão 200 militares da PMAL e do Corpo de Bombeiros envolvidos no evento.

Para a organização do trânsito na região do evento, foram disponibilizados quinze agentes da DMTT, de Maceió, que estarão supervisionando o entorno do trajeto entre o Clube Fênix Alagoana, onde será a concentração dos pelotões, passando em frente ao Museu Théo Brandão, e finalizando o percurso com a dispersão ocorrendo no Estacionamento de Jaraguá. .

Mais matérias
desta edição