
CONSELHO DE COMUNICAÇÃO APROVA PROPOSTA DE AL QUE ESTIMULA TURISMO
Objetivo é contribuir para o fortalecimento do setor turístico, que gera empregos e mais oportunidades
Por DA REDAÇÃO - COM ASSESSORIA | Edição do dia 23/09/2023 - Matéria atualizada em 23/09/2023 às 04h00
O Conselho de Secretarias Estaduais de Comunicação, reunido no Rio de Janeiro, decidiu propor ao Ministério do Turismo a realização de “uma ampla campanha publicitária nacional para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo Brasil”. A proposta, aprovada por unanimidade, foi apresentada pela Secom de Alagoas.
“Nós defendemos a realização de uma campanha publicitária nacional e continuada, de modo a ressaltar as potencialidades, os valores e a identidade de cada região do País e de forma cruzada”, afirmou o secretário Joaldo Cavalcante. “O entendimento é de que ela contribui para o fortalecimento do setor turístico, que gera empregos e mais oportunidades”.
O apoio unânime das secretarias estaduais de comunicação à proposta de Alagoas é interpretado pelo jornalista Wendel Palhares, secretário executivo de comunicação, como algo que também vai ajudar a fomentar a integração nacional. “Além de contribuir mais com a elevação da autoestima dos brasileiros”, explicou.
O jornalista André Curvello, secretário de Comunicação da Bahia e presidente do Conselho, já informou ao secretário Joaldo Cavalcante que vai oficiar a proposição ao Ministério do Turismo no início da semana. “É algo muito positivo para o Brasil e seu povo, pois leva informação sobre todas as regiões e faz a roda da economia girar”, concluiu.
FAKE NEWS
O Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação também debateu os desafios da comunicação governamental, com foco principal nas fake news.
De acordo com Joaldo Cavalcante, o combate às fake news é uma batalha vivenciada por todas as secretarias estaduais de Comunicação. “É um desafio que deve ser encarado com prioridade. As fake news precisam ser combatida para que os cidadãos não sejam prejudicados em suas vidas”, declarou o secretário de Comunicação de Alagoas.
O fórum começou na quarta-feira (20) e terminou na quinta (21). A abertura aconteceu no Palácio das Laranjeiras, com a participação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do secretário de Comunicação do estado fluminense, Igor Marques.
O evento teve a participação de mais de 100 jornalistas convidados.
Ao final do encontro, em uma cerimônia no Cristo Redentor, foi apresentada uma carta-compromisso para o enfrentamento à desinformação. O documento, assinado no Cristo Redentor, tem o objetivo de enfrentamento às falsas notícias. Na carta, as autoridades criaram a Comissão Permanente de Combate às Fake News, e defenderam a implementação de políticas públicas visando à correta divulgação dos fatos e o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.
A carta reforça a comunicação pública como forte alicerce para a prevenção e o combate às fake news, por meio de seus canais institucionais. Os secretários ressaltam ainda a importância de trabalhar em consonância com as empresas jornalísticas de comunicação de massa e demais membros da sociedade. Outros pontos destacados no documento são o respeito à liberdade de expressão, o dever de verdade dos órgãos oficiais, além do direito da população de ter acesso à informação correta e de utilidade pública.
O secretário de comunicação do Rio de Janeiro, Igor Marques, disse que as fake news devem ser combatidas com informação. “Tenho certeza de que sairemos desse encontro com mais ferramentas para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas e com uma comunicação efetiva, que alcance a população de maneira assertiva”, ressaltou.