
PARCERIA COM MJ AUMENTA FOCO NA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM ALAGOAS
Atualmente nenhum dos 102 municípios do Estado está na lista das 50 cidades mais violentas do País
Por arnaldo ferreira | Edição do dia 30/09/2023 - Matéria atualizada em 30/09/2023 às 04h00
A política sistêmica, transversal, de inteligência, integração de órgãos de segurança pública, concurso público e a parceria com o ministro da Justiça, Flávio Dino, coloca Alagoas entre os mais reduzem a violência no País, destacam o Governador Paulo Dantas (MDB) e o secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva. Nenhum dos 102 municípios está na lista das 50 cidades mais violentas do País, comemoram eles. Alagoas está integrada ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci 2) para articular ações de prevenção, controle e repressão da criminalidade, em especial o enfrentamento à violência contra a mulher, redução e diminuição de feminicídio e de outros crimes violentos intencionais.
Os resultados dessa política de Segurança já foram sentidos em agosto com “zero” na estatística de feminicídio e 56 crimes violentos intencionais. Esses são os menores registros desde 2012, quando o Estado passou a aferir os números da violência e abastecer o anuário da Segurança Pública do País, destacam o governador e o secretário de segurança.
No governo Dantas, a segurança recebeu investimentos que ultrapassam mais de R$ 315 milhões, confirmou o secretário, ao participar do Jornal da Mix. O foco da SSP é o combate às organizações criminosas e à parte financeira do crime organizado, disse o secretário ao destacar que a Polícia está na rua e a violência está em queda. “Hoje, estamos com o turismo em alta. Muita gente no País percebe que Alagoas é um lugar seguro para passar férias e descansar. Ninguém faz turismo em locais de violência”, disse Saraiva, ao acrescentar que a redução da violência impacta positivamente todos os setores produtivos e econômico do Estado. Ele reconhece que não dá para baixar a guarda.
Na parceria com o governo do Estado, o ministro Flávio Dino entregou 13 viaturas para serem usadas especialmente pela Patrulha Maria da Penha e Delegacias da Mulher, 84 pistolas, nove drones e outros equipamentos para a prevenção e repressão à criminalidade. No primeiro semestre, Paulo Dantas e Flávio Dino assinaram protocolo de intenções para a construção, em Maceió, da Casa da Mulher Brasileira, uma das ações do programa “Mulher, Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal.
Modernizado, o Centro Integrado de Comando e Controle de Alagoas [fruto de um acordo de cooperação técnica entre o governo federal e de Alagoas] tem como meta a integração de órgãos envolvidos direta ou indiretamente nas ações de segurança pública no Estado. Os investimentos federais somam R$ 20 milhões, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Além dos investimentos, a segurança é oxigenada com novas contratações. O Governador Paulo Dantas está empossando, neste mês de setembro, 1.534 servidores da segurança pública. Quer dizer, está contratando [via concurso público] 232 peritos, mil PMs soldados e cabos e 302 policiais civis.
VIOLÊNCIA
O melhor resultado no combate à violência desde 2012 ocorreu em agosto, quando a SSP registrou zero feminicídio e 56 homicídios violentos, no mesmo mês do ano passado foram computados 63 homicídios. O acumulado de janeiro a agosto, segundo a estatística oficial, foi o melhor resultado se comparado a 2021 e 2022, disse o secretário, ao lembrar que, até 2015, Alagoas e a capital eram os mais violentos do País.
A transversalidade na SSP permitiu mais investimentos, compras de equipamentos balísticos, viaturas e helicóptero. Saraiva garante ainda que os números da segurança são confiáveis, criteriosos, e o Estado tem um dos menores índices nacionais de mortes a esclarecer. Nesse quesito, é o terceiro no País. “Nos casos de mortes a esclarecer, os números mensais são de qualidade e precisos, atesta o Fórum Brasileiro de Segurança Pública”.
Além de lembrar que até 2015 Alagoas era o estado mais violento do País, o Governador Paulo Dantas também destacou que hoje o Estado é o terceiro mais seguro do Nordeste e o nono mais seguro do País. “Entre as 50 cidades mais violentas do País não tem nenhuma de Alagoas”, disse o Governador ao revelar os números oficiais.
De janeiro a agosto, as mortes violentas intencionais somaram 746 homicídios. Esse é o segundo menor resultado da série histórica, o melhor resultado foi em 2021 com 13 homicídios, por causa da pandemia, que manteve as pessoas em casa. Em 2022 foram registradas 775 mortes violentas intencionais. Em agosto de 2023, a SSP contabilizou 56 homicídios, ano passado 63 e agosto em agosto de 2021 foram 70 mortes violentas intencionais.
Na estatística de feminicídio não foi registrado nenhum crime em agosto. De janeiro a agosto houve a redução de 21%, com 15 feminicídios. No mesmo período do ano passado ocorreram 19 feminicídios.