Política
ASSEMBLEIA PROMULGA LEI QUE PREVÊ EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
Deputados também aprovaram a criação da Comenda Théo Brandão


Enquanto o País vive a expectativa de mais uma etapa do Programa Desenrola do governo federal, que prevê a renegociação de dívidas com instituições financeiras, em Alagoas, o Presidente da Assembleia Legislativa deputado Marcelo Victor (MDB) promulgou a Lei n° 8.922/2023 elabora pelo deputado Mesaque Padilha (União Brasil).
Pela proposta as escolas estaduais devem adotar como disciplina a matéria educação financeira.
“Meu objetivo é que o aprendizado seja convertido em práticas que levem a um uso mais comedido dos recursos financeiros, melhorando também a economia das pessoas de Alagoas e, consequentemente, do Brasil”, afirma Mesaque Padilha.
Diante da complexidade da proposta, nos próximos 180 dias a iniciativa deverá ser adaptada ao currículo escolar vigente. Já o Conselho Estadual de Educação poderá fazer a regulamentação da proposta conforme as necessidades escolares e indicadas pelo Poder Executivo.
COMENDA
Outro debate que ocorreu, em plenário, foi o projeto de autoria da deputada Rose Davino (PP) que cria a Comenda Théo Brandão. A honraria será conferida a personalidades ou instituições que tenham contribuído com prestação de relevantes serviços em prol da preservação da cultura popular e folclore no estado de Alagoas.
“O objetivo dessa resolução é imortalizar o mais importante estudioso da cultura popular do Estado de Alagoas”, disse Davino, informando sobre Théo Brandão, nascido em 1907 na cidade de Viçosa e falecido em 1981, em Maceió.
“Ele foi folclorista, poeta, professor, médico, farmacêutico, secretário de Estado”, completou a parlamentar. “Pelo presente Projeto de Resolução, o Poder Legislativo instituirá a comenda que eternizará o nome do magnânimo intelectual no quadro de honrarias desta Casa de Leis”, finalizou a deputada