Política
PAULO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ESTADUAL DA ADVOCACIA
Evento tem como tema central os 35 anos da Constituição Federal e homenageia os constituintes alagoanos


O Governador Paulo Danas participou, na quinta-feira (6), da abertura da 12º Conferência Estadual da Advocacia, promovida pela seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O tema central do evento foi o aniversário de 35 anos de promulgação da Constituição Federal. Também participaram o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, e representantes da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e do Ministério Público.
“É fundamental para nós termos um país que garanta os direitos e a liberdade das pessoas. A nossa Carta tem uma característica progressista, que garante, entre outros pontos, igualdade de gênero. Não sei se os senhores sabem, mas Alagoas é o único estado do Brasil, da história do Brasil, que tem mais mulheres no primeiro escalão que homens, comandando as principais estratégias e as principais políticas”, ressaltou o Governador em seu discurso.
O evento, que segue até este sábado, tem como tema “Os desafios da advocacia nos 35 anos da Constituição”, e discute assuntos como Constituição e Administração Pública; Os Direitos da Mulher e Igualdade Racial nos 35 anos da Constituição; Direitos e Garantias Fundamentais; e Judicialização da Política. Entre os palestrantes, estarão em Maceió a subprocuradora de São Paulo, Alessandra Obara; o conselheiro Nacional de Justiça, Marcus Jardim; e o desembargador do Tribunal Regional Federal, Rogério Favreto.
HOMENAGEM
Um dos pontos altos da abertura da conferência foi a homenagem aos nove deputados federais e três senadores constituintes que representaram Alagoas naquele período. Entre os homenageados, ex-parlamentares e familiares de Renan Calheiros, Roberto Torres, Divaldo Suruagy, José Thomaz Nonô e Eduardo Bonfim. O secretário de Estado de Infraestrutura, Rui Palmeira, recebeu a placa em nome do pai, Guilherme Palmeira.
Para o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, o evento deste ano marca a retomada de um encontro que estava suspenso desde a pandemia de Covid-19. “Sinto-me honrado de estar aqui hoje na condição de representante da OAB Alagoas, realizando a 12ª Conferência, depois de seis anos sem termos a Conferência, fruto da nossa inevitável pandemia, que nos afastou do convívio próximo e afetuoso de cada um”, disse. “E fazê-la com essa temática, que é a promulgação da nossa Constituição, é muito marcante. Foram 20 anos de ditadura, e a liberdade é talvez o bem mais precioso junto com a vida. Porque uma vida sem liberdade não é completa nem plena”, disse.
