Política
MAIS DE 200 BRASILEIROS DEIXAM ISRAEL EM PRIMEIRO VOO DE RESGATE
Nos próximos dias, mais 900 deve ser repatriados; outros cinco voos estão previstos até domingo


O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) usado para repatriar cidadãos brasileiros em Israel decolou de Tel Aviv às 14h12 (de Brasília) desta terça-feira (10) com 211 passageiros. A previsão é que a aeronave chegue a Brasília às 4h desta quarta (11).
A Força Aérea Brasileira havia informado nesta segunda (9) que 900 brasileiros devem ser repatriados nos próximos dias. A operação poderá ser repetida na próxima semana, caso haja necessidade. No total, mais de 1.700 brasileiros tinham solicitado repatriação, sendo a maioria turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.
“O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região”, escreveu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na plataforma X, o ex-Twitter. Segundo ele, estão previstos mais cinco voos até domingo (15).
Os brasileiros embarcaram na aeronave KC-30, que tem capacidade para cerca de 230 passageiros. A FAB tem quatro aviões à disposição do governo Lula para o resgate. Duas aeronaves da presidência, os VC-2, com capacidade menor de passageiros, também foram incluídos no planejamento.
“Os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, diz trecho da nota divulgada pelo Itamaraty.
O governo brasileiro também estuda formas de retirar cidadãos brasileiros de territórios palestinos, em particular através do Egito, Jordânia e Líbano. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há 25 brasileiros na Faixa de Gaza que entraram em contato com o Itamaraty solicitando a repatriação.
O conflito começou com ataques do grupo terrorista Hamas sobre o território israelense a partir da Faixa de Gaza no último sábado (7). Os ataques dispararam uma violenta resposta dos israelenses. Já são mais de 1.800 mortos dos dois lados até a tarde desta terça.
Em resposta aos atentados, Israel anunciou nesta segunda um cerco total à Faixa de Gaza. Nesta terça, as Forças Armadas do país intensificaram os bombardeios contra o território palestino. Segundo autoridades israelenses, dois membros da alta cúpula da facção radical foram mortos em ataques aéreos.
O Itamaraty deixou dois telefones e números de WhatsApp da embaixada em Tel Aviv à disposição para o atendimento de brasileiros em situação de emergência em Israel: +972 (54) 803 5858 e +972 (59) 205 5510. Além disso, o plantão consular geral também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.