loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 24/07/2026 | Ano | Nº 6274
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

MAIS OITO ALAGOANOS QUE ESTAVAM EM ISRAEL RETORNAM AO BRASIL

Grupo estava entre os brasileiros resgatados pela FAB; pastor alagoano retornou na segunda-feira

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem MAIS OITO ALAGOANOS QUE ESTAVAM EM ISRAEL RETORNAM AO BRASIL
-

Diversos brasileiros que estavam em Israel, no Oriente Médio, começaram a voltar ao Brasil, em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), para fugir dos conflitos entre o grupo islâmico Hamas - considerado terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia - e Israel. A alagoana Nicelia Almeida Moura é uma das pessoas que retornaram ao País nessa sexta-feira (13).

Ao lado da mãe e de mais seis alagoanos, Nicelia viajou para Israel no dia 4 de outubro, com uma caravana de 43 brasileiros. O grupo passaria 10 dias no país do Oriente Médio e voltaria neste domingo (14). No entanto, a viagem precisou ser interrompida, já que os bombardeiros iniciaram no dia 7 do mesmo mês.

A alagoana relatou que estava em Jerusalém e chegou a visitar o Muro das Lamentações e a Tumba do Jardim. A passagem pelos demais locais foi cancelada por questões de segurança.

“De onde estávamos dava pra ver as interceptações do mísseis. O clima de qualquer forma fica tenso, porque você começa a observar onde está e as interceptações dos mísseis. Deixa as pessoas tensas, embora já estejam acostumadas com esse tipo de conflito, mas não da proporção que foi agora”, disse.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ela ainda explicou que, com a mobilização do governo federal, as pessoas que estavam na caravana fizeram cadastros no site da embaixada e ficaram aguardando no hotel em Jerusalém. Após a autorização, o grupo foi levado para o aeroporto de Tel Aviv, onde embarcou no avião da FAB e retornou ao Brasil.

“No aeroporto, nós ficamos separados de toda a população que estava. Tudo o que foi feito pelo governo federal foi realizado separadamente. [...] Tudo foi muito bem. Uma logística perfeita da FAB. Temos que dar parabéns a nossa Força Aérea Brasileira. Uma bênção”, contou.

Em um dos vídeos enviados à Gazetaweb, Nicelia mostra o momento em que os brasileiros, que aguardavam os voos no aeroporto de Tel Aviv, estão indo em direção a um bunker, durante um dos atentados.

PASTOR

Na segunda-feira, após uma semana em Israel, para a viagem dos sonhos, o pastor Saulo Mattos, que é alagoano, mas mora em Brasília (DF), conseguiu antecipar o voo voltou ao Brasil..

Assim como outros brasileiros, ele viveu momentos de tensão quando a Terra Santa foi bombardeada pelo grupo islâmico palestino Hamas, e a guerra foi declarada.

Mattos revelou que, no embarque, presenciou soldados armados e correria entre os passageiros, destacando a tensão no país por ter reacendido o conflito histórico entre Israel e Palestina.

“Aqui, continuam muitos ataques, e o clima é de muita apreensão. O negócio não está fácil, mas o Senhor está nos guardando”, afirmou o pastor.

Em outro vídeo, já da aeronave, ele mostra que conseguiu embarcar em direção a Madri, na Espanha. De lá, pegaria outro voo ao Brasil. “Deu tudo certo. A nossa saída vai ser debaixo da bênção do Senhor”, comentou.

Relacionadas