Política
AL RECEBE PRÊMIO DARCY RIBEIRO DE EDUCAÇÃO 2023 EM BRASÍLIA
Governador Paulo Dantas recebeu a honraria em reconhecimento aos avanços do setor no Estado
O Governador Paulo Dantas recebeu, na terça-feira, em Brasília, o prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, concedido pela Câmara dos Deputados ao estado de Alagoas pelos avanços no setor, por meio de programas como o Cartão Escola 10 e Vem que dá tempo. A premiação é uma iniciativa de Comissão de Educação e foi proposta pelo deputado federal Rafael Brito.
Ao receber a medalha, Paulo afirmou que o combate à evasão escolar e a transformação social dos estudantes são metas que estão sendo cumpridas no Estado. Ele destacou a importância dos programas Cartão Escola 10 e Vem que dá Tempo para o combate à evasão escolar e a transformação social dos estudantes beneficiados, bem como do Creche Cria, Professor Mentor, Conecta Professor e Meu Ciclo na Escola. Após receber a outorga da medalha Darcy Ribeiro das mãos de Moses Rodrigues e do deputado federal Rafael Brito, Paulo ressaltou que, além da Educação, Alagoas tem se destacado em diversas outras áreas sociais.
“O estado de Alagoas é o que mais vai crescer frente ao PIB na ordem de 7,2%, em relação a todos os estados do Nordeste. Nacionalmente, disputamos as primeiras posições com Tocantins e Mato Grosso. A previsão é que o Brasil crescerá 2,8%, e o Nordeste, de 3,2% a 3,5%. Isso é fruto da governança qualificada, composta por boa equipe técnica, que tem planejamento e metas bem estabelecidas e que cuida das despesas e receitas, alto nível de governança e alta capacidade de investimento”, disse.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, parabenizou o governador do Estado e disse se sentir orgulhoso pelo reconhecimento da Educação de Alagoas, que tem sido de modelo para o país.
Caso Nayane: laudo do IML não encontra sinais de violência, mas investigação continua
Gari de 31 anos é morto a tiros no Vergel do Lago, em Maceió
Acidente mata agente comunitária de saúde em Palmeira dos Índios
Soluções defensivas do CRB - 30/07/2026
Datas das quartas de finais da Série D definidas - 30/07/2026
“O Cartão Escola 10 é um programa muito bem sucedido e o Governo Federal está avaliando implantar no âmbito nacional para todos os estados brasileiros, pois Alagoas foi o único estado do Brasil que, no ano da pandemia, aumentou matrículas. Certamente, se o presidente Lula implantar no âmbito nacional vai ajudar o Brasil a garantir que os jovens permaneçam na sala de aula, não trabalhem antes do tempo, concluam seus estudos, tenham uma vida mais produtiva, mais produção na vida individual. E Isso significa mais produção para o país, mais crescimento da economia, mais emprego, mais renda para as pessoas em um país mais desenvolvido”, disse.
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Sostenis Cavalcante, também destacou os investimentos feitos na Educação pelo Governo do Estado, por meio de programas. “Quando a Educação é prioridade, não importa o tamanho do estado, a distância da capital federal e não importa o PIB. Alagoas está entre os menores estados da Federação, mas aqui estão homens públicos sérios que decidiram fazer da Educação, projetos pioneiros exemplares para o Brasil”, diss