loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 10/05/2025 | Ano | Nº 5964
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Política

BRASILEIROS DEVEM DEIXAR A REGIÃO ATÉ SEXTA-FEIRA, DIZ EMBAIXADOR

Brasileiros em Gaza não foram incluídos no primeiro grupo de estrangeiros a deixar o local

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem BRASILEIROS DEVEM DEIXAR A REGIÃO ATÉ SEXTA-FEIRA, DIZ EMBAIXADOR
-

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Carvalho, disse à CNN não ter informações sobre os motivos pelos quais os brasileiros não estão na lista de estrangeiros que foram autorizados a deixar Gaza ontem mas afirmou que há sinalizações de que os brasileiros que estão na região a possam sair na quinta (2) ou sexta-feira (3) pela fronteira do país.

“Certeza dos motivos de não haver brasileiros a gente não tem, mas sabemos que outros países não entraram na primeira lista também. Chineses, russos, americanos, italianos e outros. Não é algo específico contra o Brasil”, disse Carvalho.

“O que sabemos é que será feito parceladamente. Há um limite máximo de saída, de 500 a 1.000 pessoas, pelo portão de Rafah. E temos indicações que os brasileiros poderiam sair amanhã ou depois de amanhã. Tudo será feito de modo gradual”, afirmou à CNN.

Ele disse que iria ao equivalente brasileiro do Ministério das Relações Exteriores do Egito, ainda nesta quarta-feira, para tratar do assunto. No entanto, em sua avaliação, o ponto a ser trabalhado para a liberação dos estrangeiros é com Israel.

“A chave não está no Egito, está em Israel. É uma combinação entre Israel, Egito e Catar também, e as autoridades de fato em Gaza. É uma negociação complexa, uma operação logística sensível. Tudo sendo feito às pressas, mas [de forma] minimamente ordeira”, afirmou.

O embaixador disse que a estimativa é que há algo entre 5.000 e 7.000 estrangeiros em Gaza e que os brasileiros, quando retirados, irão até o Cairo antes de se deslocarem ao Brasil.

“Ainda há uma luz no fim do túnel a ser confirmada. A gente já vislumbrou isso antes, essa possibilidade de tirar. Mas acabou não dando certo. Agora, pela primeira vez, temos estrangeiros saindo de Gaza”, finalizou.

Relacionadas