app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Política

SAÚDE DISCUTE NA ALE ASSISTÊNCIA À PESSOA COM ESPECTRO AUTISTA

Técnicos apresentaram na Comissão de Saúde da ALE as ações executadas pela Sesau

Por DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA | Edição do dia 02/11/2023 - Matéria atualizada em 02/11/2023 às 04h00

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou, ontem, de uma reunião com a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na qual foi discutida a assistência estadual à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o encontro, que ocorreu na sede do Legislativo estadual, foram apresentados o planejamento e ações executadas pela Sesau.

Na apresentação, o superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas, Ermi Ferrari, ressaltou o compromisso do Estado com a população autista. “É um momento de prestar contas à sociedade sobre as ações que o Estado vem realizando para as pessoas diagnosticadas com o espectro Autista. Um desafio coletivo do Estado com os municípios para desenvolver um trabalho qualificado visando assegurar a assistência dessas pessoas, as quais muitas ainda são crianças”, destacou, ao representar o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

De acordo com o superintendente, as ações da Sesau estão divididas em três frentes de execução, sendo de curto, médio e longo prazos. Ele explica, também, que os projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com as outras secretarias que compõem o Governo de Alagoas. “Muitas das nossas ações já estão em andamento como a capacitação de profissionais para um atendimento mais humanizado e o compromisso com o rastreamento precoce do distúrbio pelo MCHAT-R, que é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas. Em breve estaremos lançando um Sistema Único de Regulação de Pessoas com TEA para que não haja duplicidade de cadastros nas filas para os Centros de Atendimentos, vinculados aos municípios”, assegurou Ermi Ferrari.

O superintendente de Ações Estratégicas, Ermi Ferrari, ressaltou o compromisso do Estado com os autistas

Na fase 1 do planejamento de ações executadas pela Sesau está o acolhimento com cadastro e emissão de documentos para pessoas com TEA, e a publicação, em 18 de julho de 2023, do edital para Credenciamento de Clínicas Especializadas em Reabilitação, bem como a execução do Projeto de Implantação do Centro Estadual do Transtorno do Espectro Autista.

Mais matérias
desta edição