loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 14/12/2025 | Ano | Nº 6119
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Política

PAPA NOMEIA ARCEBISPO COADJUTOR PARA A ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ

D. Carlos Alberto Breis vai atuar como auxiliar do arcebispo de Maceió, D. Antônio Muniz

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem PAPA NOMEIA ARCEBISPO COADJUTOR PARA A ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ
-

O papa Francisco nomeou um arcebispo coadjutor para a Arquidiocese de Maceió, na manhã desta quarta-feira (8). Dom Carlos Alberto Breis Pereira atua como Bispo da Diocese de Juazeiro, na Bahia, desde 2016, e poderá se tornar Arcebispo de Maceió na renúncia de Dom Antônio Muniz Fernandes.

Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Beto é de Santa Catarina e faz parte da ordem franciscana, como frade menor. Ele foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994, tendo estudado na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Dom Carlos Alberto ocupa o cargo de bispo de Juazeiro desde setembro de 2016, após atuar como bispo coadjutor da diocese desde fevereiro do mesmo ano.

A chegada do novo arcebispo a Maceió mostra um possível encerramento do arcebispado de Dom Antônio Muniz, que, neste ano, já havia acenado que deixaria a função religiosa.

Dom Beto Pereira chegará à Arquidiocese, no dia 06 de janeiro de 2024, e irá auxiliar o atual arcebispo nas atividades concernentes ao arcebispado.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais da Arquidiocese de Maceió, o nomeado arcebispo coadjutor, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, demonstrou carinho e gratidão pela sua recente nomeação e futura vinda à terra alagoana. Dom Carlos foi nomeado pelo Papa Francisco.

O arcebispo é natural de Santa Catarina, mas reside no Nordeste há mais de 30 anos, atuando como bispo em Juazeiro, na Bahia. Além disso, ele também passou pelos estados de Ceará e Pernambuco.

Ao tratar de sua vinda para Maceió, ele demonstrou carinho e satisfação por atuar na região nordestina durante grande parte de sua vida.

“Irei fazer parte de uma igreja que tem uma belíssima história, pois são 100 anos de Arquidiocese celebrados recentemente. Estou com o coração disposto e animado para continuar minha missão como franciscano e bispo, a serviço do povo de Deus. O Rio São Francisco, que passa aqui em Juazeiro, é a benção do sertão baiano e deságua nas terras de Alagoas, onde pegarei carona nas águas do velho Chico e chegarei”, disse.

O franciscano finalizou com agradecimentos a Dom Muniz e a todos que aguardam a sua vinda, para o início de mais uma etapa em sua função como arcebispo coadjutor.

“Agradeço ao Dom Antônio Muniz, que, desde o início, me acolhe com bastante alegria. Assim, poderei colaborar com ele nessa missão pastoral, na Arquidiocese. A minha saudação também a todos os padres, religiosos e bispos da província eclesiástica das Alagoas”, disse.

A previsão da chegada de Dom Carlos para a Arquidiocese de Maceió está programada para 6 de janeiro de 2024.

Relacionadas