app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Política

MÉDICOS DE NOVA YORK ANUNCIAM O PRIMEIRO TRANSPLANTE DE OLHO DO MUNDO

Aaron James recebeu o primeiro transplante de olho inteiro

Por Terra | Edição do dia 10/11/2023 - Matéria atualizada em 10/11/2023 às 04h00

Médicos de Nova York anunciaram ontem o primeiro transplante de olho inteiro em um ser humano. O procedimento é inédito, já que, até hoje, só conseguiram transplantar a córnea, a camada frontal transparente do olho.

Segundo a equipe cirúrgica da NYU Langone Health, o olho enxertado mostrou sinais importantes de saúde: vasos sanguíneos funcionando bem e uma retina de aparência promissora.

A cirurgia foi feita em maio de 2023 em Aaron James, um veterano militar de 46 anos do Arkansas, no interior dos Estados Unidos. Ele trabalhava como gerente de segurança da instalação de fios de alta-tensão e sobreviveu a um acidente com um fio elétrico em 2021.

“Estou muito grato pelo doador e sua família, que me deram uma segunda chance na vida. Também serei eternamente grato ao doutor Eduardo Rodriguez e sua equipe. Nossa esperança é que minha história possa servir de inspiração para aqueles que enfrentam graves problemas de lesões faciais e oculares”, celebrou James.

James ficou três meses na fila à espera de um doador compatível e encontraram um homem de 30 anos. “Ele generosamente doou tecidos que levaram a este transplante facial e ocular bem-sucedido, mas também salvou outras três pessoas, com idades entre 20 e 70 anos, doando seus rins, fígado e pâncreas”, explica Leonard Achan, presidente da LiveOnNY, companhia de saúde de colaborou na realização do procedimento.

Mais matérias
desta edição