app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Política

BRASILEIROS DEVEM ESTAR NA LISTA PARA DEIXAR GAZA HOJE, DIZ ITAMARATY

Governo egípcio autorizou Brasil a pousar avião em Al Arish; expectativa é que embarque ocorra amanhã

Por Folhapress | Edição do dia 10/11/2023 - Matéria atualizada em 10/11/2023 às 04h00

O governo brasileiro foi autorizado pelo Egito a pousar em Al Arish, cidade egípcia a 53 km da Faixa de Gaza. É em Al Arish que o governo pretende buscar o grupo de brasileiros que aguarda permissão para deixar Gaza. O Itamaraty informou que os brasileiros devem ser autorizados a sair de Gaza nesta sexta (10).

O Itamaraty deu a informação após conversa do ministro Mauro Vieira com o chanceler de Israel, ELi Cohen.

“Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã [sexta]”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores em nota.

Os estrangeiros civis que querem deixar Gaza, em razão do conflito do Israel com Hamas, estão concentrados ao sul da Faixa, na passagem de Rafah, única saída viável e fronteira com o Egito.

Mas a passagem não é aberta para todos. Uma lista tem sido preparada por autoridades da região desde 1º de novembro para determinar quem pode sair e em qual dia. Até agora, o grupo de brasileiros -- 34 pessoas -- não recebeu a autorização.

A autorização do Egito para a FAB pousar em Al Arish é um indicativo de que a passagem dos brasileiros possa ocorrer nos próximos dias. A expectativa é que embarquem no sábado (11).

No atual planejamento do governo brasileiro, o grupo, depois de embarcar em Al Arish. no sábado, chegará ao Brasil no domingo (12).

O avião brasileiro, cedido pela Presidência da República para essa missão, é um VC-2, modelo Embraer 190, e atualmente está no Cairo, capital do Egito.

Equipes da Embaixada do Brasil no Egito viajaram ontem até a passagem de Rafah para resgatar os brasileiros na Faixa de Gaza.

Mais matérias
desta edição