app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Política

LULA ESCOLHE ALIADO DE NUNES MARQUES PARA O TRF-1

Foi publicada no Diário da Oficial da União de ontem a nomeação do juiz João Carlos Mayer para desembargador do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques foi o maior apoiador da candi

Por Folhapress | Edição do dia 15/11/2023 - Matéria atualizada em 15/11/2023 às 04h00

Foi publicada no Diário da Oficial da União de ontem a nomeação do juiz João Carlos Mayer para desembargador do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques foi o maior apoiador da candidatura e saiu vitorioso na disputa de bastidor. Embora tenha atuado com menos intensidade em prol do magistrado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também é ligado a Mayer.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, foi derrotado na disputa. Ele fez campanha para outro concorrente, o juiz maranhense Pablo Zuniga. Antes de ser escolhido por Jair Bolsonaro para ocupar uma cadeira no STF, Nunes Marques era desembargador do TRF-1.

O ministro conserva relação estreita com integrantes do tribunal ao qual pertenceu e, por isso, tem levado vantagem ao influenciar as nomeações de novos desembargadores. A importância do tribunal também se percebe na quantidade de estados que representa: ao todo 13. São eles Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás e Distrito Federal.

Mais matérias
desta edição