O governo de Alagoas transfere hoje a sede administrativa para a cidade de Marechal Deodoro, nesta quarta-feira (15), em comemoração aos 134 anos da Proclamação da República. A cerimônia acontecerá no Palácio Provincial de Marechal Deodoro, no centro da cidade, às 8h30.
A transferência da sede do governo para o município de Marechal Deodoro - referendada como o ‘berço da República’ - acontece anualmente, desde 2009, celebrando também a história do proclamador e primeiro presidente da República Brasileira, Marechal Deodoro da Fonseca. A medida consta no parágrafo único do artigo 6º da Constituição Estadual de Alagoas e prevê que anualmente, no dia 15 de novembro, o município de Marechal Deodoro seja a sede do governo estadual.
“É um dia muito importante para nós, deodorenses, com uma extensa programação que reforça o protagonismo de Marechal Deodoro, uma cidade histórica tombada pelo IPHAN, primeira capital de Alagoas e berço do proclamador da República. Temos a transferência da sede do Governo do Estado para o Palácio Provincial, com o resgate da cultura do desfile cívico-militar do dia 15 de Novembro e também a entrega da Comenda Rocha da Fonseca, a maior honraria concedida pelo Município”, disse o prefeito de Marechal, Cacau filho.
Após o hasteamento da bandeira, seguida da solenidade de transferência da sede do Governo do Estado de Alagoas, acontece a liberação dos Convênios de Pavimentação e a solenidade de aposição de flores no busto de Marechal Deodoro.
Já às 10h, acontece o desfile Cívico Militar, no Largo do Taperaguá. Posteriormente, ás 11h, acontece a Inauguração das obras de pavimentação de vias urbanas pelo Programa Pró-Estrada (6,4 km - R$ 2.600.000,00), e às 12h a inauguração de duas ruas na Massagueira. Participam da programação o governador de Alagoas, Paulo Dantas, Cacau Filho, e demais autoridades.
Por fim, às 19h, haverá a solenidade de entrega da Comenda Municipal Rosa da Fonseca. A Comenda Municipal Dona Rosa da Fonseca foi instituída pela Lei Municipal 1.287, em 29 de julho de 2019, e distingue personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao município de Marechal Deodoro.
REPÚBLICA
A cientista política Luciana Santana falou da República, sistema te permite a garantia de alteencja de poder por meio de regimes democráticos.
“Quando a gente fala da República, a gente está remetendo a opções políticas que foram adotadas em termos de formatação do estado. A gente tem, desde 1889, esse modelo. Houve a opção de mudar, em 93, mas não foi a decisão da população, por meio do plebiscito. E a diferença básica de outros modelos, como é o caso da monarquia, é que a República é um sistema que permite ter controle da coisa pública, garantir alternância de poder por meio das eleições e ter os valores dos regimes democráticos instituídos no País. Apesar das desigualdades regionais, sociais, ainda é o regime que possibilita que as mudanças sejam possíveis. Tem imensa importância pensar em uma República em detrimento de outros formatações de estados”, explicou.