loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 10/05/2025 | Ano | Nº 5964
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Política

Política

NA SERRA DA BARRIGA, PAULO PREGA IGUALDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE

Governador participou das festividades em celebração ao Dia da Consciência Negra em União dos Palmares

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem NA SERRA DA BARRIGA, PAULO PREGA IGUALDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE

Presente na Serra da Barriga, ontem, o Governador Paulo Dantas, ao lado do vice-governador Ronaldo Lessa, participou das festividades em celebração ao Dia da Consciência Negra, em União dos Palmares. Ele reiterou o compromisso com a igualdade racial e o combate ao racismo.

A festividade contou com a organização da Fundação Cultural Palmares (FCP) e participação do presidente João Jorge Rodrigues. O governador foi recepcionado por religiosos de matriz africana ao som do Baques e de grupos afros, além de presenciar apresentações de capoeira, dança afro e exposições de arte, que destacaram a riqueza da herança cultural afro.

No momento, Paulo Dantas destacou seu compromisso com políticas que promovam a igualdade racial e o respeito à diversidade. “Zumbi dos Palmares é símbolo de resistência e deixou um legado para todos os brasileiros. Devemos nos orgulhar dos nossos ancestrais, da cultura e da história revolucionária que mudou a vida de milhões de pessoas. Estamos aqui para celebrar, mas também para reafirmar nosso compromisso em construir um Estado mais justo e inclusivo para todos”, afirmou.

RETOMADA

O Governador destacou a importância da Fundação Palmares na retomada de ações de valorização da igualdade racial e também contou que irá se reunir com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estudar a viabilidade de implantação da capoeira nas escolas estaduais.

“Nos últimos quatro anos, a Serra da Barriga foi esquecida pelo Governo Federal, sendo o evento todo organizado pelo Governo de Alagoas e pela Prefeitura de União dos Palmares. Agora, com o presidente Lula, a cultura voltou a ser valorizada e a cultura afro mais ainda, principalmente por ter uma Fundação Palmares ativa. Que o legado de Zumbi, Dandara e Ganga Zumba nos inspire diariamente a buscar igualdade, justiça e liberdade para todos”, disse.

Foram anunciadas iniciativas do governo estadual para combater a discriminação racial, investir em educação inclusiva e promover a empregabilidade da população negra. Também houve a entrega das escrituras de 161 imóveis no conjunto residencial Nossa Senhora Mães dos Pobres.

Com o Governador Paulo Dantas, o prefeito Areski Freitas e da Mãe Neide, o presidente da FCP depositou flores em homenagem a Ganga Zumba e Zumbi, assim como reafirmou a importância da celebração do 20 de Novembro na luta dos negros pela liberdade e pela igualdade racial.

“Os negros no Brasil são maioria, mas precisamos sempre lutar por mais espaço, por mais reconhecimento, por mais igualdade e justiça. Unidos, somos fortes, e nossa luta é diária. Vamos sempre seguir em busca do melhor para nós”, destacou.

O evento contou com a participação da primeira-dama Marina Dantas, do deputado federal Paulão, do deputado estadual Ronaldo Medeiros, das secretárias Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos), Angela Stemler (Esportes), Adriana Araújo (Controladoria), do secretário-executivo de Comunicação, Wendel Palhares, e do prefeito de Batalha, Wagney Dantas.

Relacionadas