app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Política

HOSPITAL SANATÓRIO REMANEJA 80 PACIENTES

Hospital Sanatório acionou plano de contingência após alerta da Defesa Civil

Por Mariane Rodrigues | Edição do dia 01/12/2023 - Matéria atualizada em 01/12/2023 às 04h00

Ao menos 80 pacientes do Hospital Sanatório foram remanejados para outras unidades hospitalares na noite de ontem. A medida foi adotada após o alerta de um colapso de uma mina da Braskem, no bairro do Mutange.

A transferência dos pacientes foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela direção da própria unidade hospitalar.

Segundo a SMS, inicialmente estão sendo remanejadas as pessoas internadas na unidade, mas há outra quantidade de pacientes que também serão retirados do local, a exemplo daqueles que fazem hemodiálise.

A direção do Hospital Geral Sanatório informou que as transferências ocorrem, tendo em vista as determinações oriundas da Defesa Civil municipal e considerando as informações dos órgãos de controle e segurança acerca do perigo de colapso iminente e deslocamento abrupto do solo na região do Mutange.

“Com possível repercussão na área onde está localizado o nosso hospital, decidimos, por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, acionar o Plano de Contingência elaborado desde a ocorrência dos primeiros eventos geológicos”, informou a diretoria.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió disse que alinhou a transferência dos pacientes do Hospital Sanatório junto com as áreas técnicas e prestadores contratualizados.

O Hospital Sanatório fica localizado no bairro do Pinheiro, em uma área de risco. O objetivo do remanejamento dos pacientes para outras localidades, de acordo com a Saúde de Maceió, é para não interromper a assistência a casos cirúrgicos, clínicos, de hemodiálise e de Unidade de Terapia Intensiva.

PONTO FACULTATIVO:

A SMS informou que suspendeu o ponto facultativo desta sexta-feira (1), em virtude do Decreto de Emergência publicado em edição extraordinária do Diário Oficial de ontem, em decorrência do risco de colapso em mina da Braskem.

Dessa forma, as Unidades Básicas de Saúde funcionam normalmente nesse dia..

Mais matérias
desta edição