app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Política Maceió, 30 de novembro de 2023
Vista da área de risco iminente de colapso' em mina da Braskem no bairro do Mutange, em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

PREFEITURA SOLICITA APOIO DO EXÉRCITO PARA PLANO DE EVACUAÇÃO

Ação envolve participação de mais de 2 mil servidores; nove escolas foram reservadas para abrigar moradores das áreas de risco

Por rayssa cavalcante | Edição do dia 02/12/2023 - Matéria atualizada em 02/12/2023 às 04h00

A Prefeitura de Maceió solicitou apoio do Exército Brasileiro para participar do plano logístico de evacuação, em virtude do alerta de risco de colapso da mina 18, localizada no Mutange. A Cruz Vermelha também foi acionada e vai atuar com 200 voluntários.

O Gabinete para o Enfrentamento da Crise realizou os últimos ajustes do plano nessa sexta-feira (1º). De acordo com a prefeitura, a área de maior risco, que fica no Bom Parto, já havia sido evacuada antes. No entanto, 23 famílias resistiam ao fato de deixar o Pinheiro - afetado pelo afundamento do solo - e foram retiradas agora.

Mais de 2 mil servidores estão envolvidos no plano. Entre as ações estão a disponibilização de nove escolas e 50 ônibus, instalação de geradores, 20 ambulâncias, 10 caçambas, retroescavadeiras, cinco carros-pipas, plantão 24 horas da Guarda Municipal nas escolas, e cinco mil colchões.

Também estão previstos no plano cinco mil kits dormitório, três mil kits de higiene, três mil kits de limpeza, cinco mil refeições por turno, água, cestas básicas e outros mantimentos.

A Prefeitura reforçou o pedido para que as pessoas evitem a região de risco, já que a capital está em alerta e mina 18 pode colapsar a qualquer momento.

Mais matérias
desta edição