A Prefeitura de Maceió solicitou apoio do Exército Brasileiro para participar do plano logístico de evacuação, em virtude do alerta de risco de colapso da mina 18, localizada no Mutange. A Cruz Vermelha também foi acionada e vai atuar com 200 voluntários.
O Gabinete para o Enfrentamento da Crise realizou os últimos ajustes do plano nessa sexta-feira (1º). De acordo com a prefeitura, a área de maior risco, que fica no Bom Parto, já havia sido evacuada antes. No entanto, 23 famílias resistiam ao fato de deixar o Pinheiro - afetado pelo afundamento do solo - e foram retiradas agora.
Mais de 2 mil servidores estão envolvidos no plano. Entre as ações estão a disponibilização de nove escolas e 50 ônibus, instalação de geradores, 20 ambulâncias, 10 caçambas, retroescavadeiras, cinco carros-pipas, plantão 24 horas da Guarda Municipal nas escolas, e cinco mil colchões.
Também estão previstos no plano cinco mil kits dormitório, três mil kits de higiene, três mil kits de limpeza, cinco mil refeições por turno, água, cestas básicas e outros mantimentos.
A Prefeitura reforçou o pedido para que as pessoas evitem a região de risco, já que a capital está em alerta e mina 18 pode colapsar a qualquer momento.