app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5797
Política

GOVERNO DO RJ ENVIA ESPECIALISTAS PARA AVALIAR RISCO DE COLAPSO

Geólogos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro se reuniram ontem com técnicos do IMA-AL

Por Da Redação | Edição do dia 05/12/2023 - Matéria atualizada em 05/12/2023 às 04h00

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) se reuniram nessa segunda-feira (4) com geólogos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM) enviados a Alagoas pelo governo do RJ para reforçar o grupo de trabalho que acompanha a situação da mina 18, no bairro do Mutange. O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés, também participou da reunião.

Foi feita uma apresentação do histórico sobre as subsidências provocadas pelas atividades de mineração da Braskem desde 2018 e informaram sobre a situação atual, especificamente da mina 18, que ainda continua sob risco de colapso, embora a velocidade de deslocamento tenha reduzido nas últimas 24h.

“A equipe do DRM está aqui em Alagoas para ajudar a entender a situação e propor medidas para garantir a segurança da população. Estamos fazendo uma análise conjunta dos dados disponíveis para que possamos tomar as melhores decisões”, disse o coronel Moisés.

O presidente do DRM, Luiz Cláudio Almeida Magalhães, ressaltou a importância da parceria entre os governos de Alagoas e do Rio de Janeiro. “Temos uma equipe altamente qualificada e estamos aqui para contribuir com o trabalho que já vem sendo realizado pelo IMA”, afirmou.

Os técnicos dos dois estados também realizaram um sobrevoo na área para avaliar a situação in loco. A reunião foi considerada positiva pelos participantes, que acreditam que a parceria entre os dois estados será fundamental para o avanço das investigações sobre o afundamento da mina 18 e para a adoção de medidas que garantam a segurança da população que vive na região.

Mais matérias
desta edição