loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 08/05/2025 | Ano | Nº 5962
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Política

IEMANJÁ: ADEPTOS DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA LOTAM PRAIAS

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 08 de dezembro de 2023
Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Dia de Iemanjá, comemorada na orla da Pajuçara, em Maceió, Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 08 de dezembro de 2023 Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Dia de Iemanjá, comemorada na orla da Pajuçara, em Maceió, Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

Uma multidão de adeptos de religiões de matriz africana foi à orla da Pajuçara, em Maceió, nessa sexta-feira (8), para celebrar o Dia de Iemanjá, a orixá considerada rainha das águas e mãe de outros orixás.

Pela manhã, fiéis levaram oferendas em barcos para lançar ao mar, para serem “recebidas” por Iemanjá. Eles também participaram de cultos até o fim do dia.

Abelardo de Oyá, de 52 ano, sendo 40 de religião, é do candomblé e foi um dos que participaram das comemorações. “Vim agradecer a Iemanjá pelo ano e pedir para que ela renove as novas energias para 2024.”, disse.

Desde cedo, era grande a movimentação de adeptos do candomblé e umbanda querendo demonstrar sua devoção à “Rainha do mar”. Caravanas provenientes do interior se somaram aos religiosos integrantes dos terreiros da capital.

Cânticos, cores, tambores e muita dança se misturaram, criando uma atmosfera especial nos locais onde os religiosos se concentram, no caso as praias.

IMACULADA CONCEIÇÃO

O feriado também foi de homenagens à Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Entre os católicos, a celebração em honra da santa foi marcada por adorações, missas e procissões.

As paróquias dedicadas à santa cumpriram uma programação especial.

Na Igreja de São João Maria Vianey, no bairro Clima Bom, em Maceió, os fiéis participaram de missas solenes pela manhã e à tarde.

Em seguida, centenas de pessoas saíram em procissão para agradecer as graças alcançadas durante o ano. Foi momento alto da celebração, pois a imagem é levada pelas ruas da região.

Além dos religiosos em caminhada, moradores do bairro receberam bênçãos na calçada. Foi o que fez a família da aposentada Maria de Lourdes da Silva. Com dificuldade de locomoção, ela reuniu filhos e netos para acompanhar a passagem da imagem, que estava cercada de flores.

Relacionadas