app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Política Maceió, 08 de dezembro de 2023
Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Dia de Iemanjá, comemorada na orla da Pajuçara, em Maceió, Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

IEMANJÁ: ADEPTOS DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA LOTAM PRAIAS

Uma multidão de adeptos de religiões de matriz africana foi à orla da Pajuçara, em Maceió, nessa sexta-feira (8), para celebrar o Dia de Iemanjá, a orixá considerada rainha das águas e mãe de outros orixás.Pela manhã, fiéis levaram oferendas em barcos par

Por Lívia Tenório | Edição do dia 09/12/2023 - Matéria atualizada em 09/12/2023 às 04h00

Uma multidão de adeptos de religiões de matriz africana foi à orla da Pajuçara, em Maceió, nessa sexta-feira (8), para celebrar o Dia de Iemanjá, a orixá considerada rainha das águas e mãe de outros orixás.

Pela manhã, fiéis levaram oferendas em barcos para lançar ao mar, para serem “recebidas” por Iemanjá. Eles também participaram de cultos até o fim do dia.

Abelardo de Oyá, de 52 ano, sendo 40 de religião, é do candomblé e foi um dos que participaram das comemorações. “Vim agradecer a Iemanjá pelo ano e pedir para que ela renove as novas energias para 2024.”, disse.

Desde cedo, era grande a movimentação de adeptos do candomblé e umbanda querendo demonstrar sua devoção à “Rainha do mar”. Caravanas provenientes do interior se somaram aos religiosos integrantes dos terreiros da capital.

Cânticos, cores, tambores e muita dança se misturaram, criando uma atmosfera especial nos locais onde os religiosos se concentram, no caso as praias.

IMACULADA CONCEIÇÃO

O feriado também foi de homenagens à Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Entre os católicos, a celebração em honra da santa foi marcada por adorações, missas e procissões.

As paróquias dedicadas à santa cumpriram uma programação especial.

Na Igreja de São João Maria Vianey, no bairro Clima Bom, em Maceió, os fiéis participaram de missas solenes pela manhã e à tarde.

Em seguida, centenas de pessoas saíram em procissão para agradecer as graças alcançadas durante o ano. Foi momento alto da celebração, pois a imagem é levada pelas ruas da região.

Além dos religiosos em caminhada, moradores do bairro receberam bênçãos na calçada. Foi o que fez a família da aposentada Maria de Lourdes da Silva. Com dificuldade de locomoção, ela reuniu filhos e netos para acompanhar a passagem da imagem, que estava cercada de flores.

Mais matérias
desta edição