O Governador Paulo Dantas se reuniu, ontem à tarde, com moradores dos bairros Bom Parto, Flexais e Vila Saem e das ruas Santa Luzia e Marquês de Abrantes, que ainda não haviam sido incluídos na zona de risco do desastre ambiental causado pela Braskem. No encontro, ele leu a Carta de Alagoas, na qual garante que os bairros e demais regiões serão incluídos no acordo com a mineradora.
Paulo destacou que a medida para garantir a reintegração das vítimas já foi tomada pelo Estado e que, na reunião realizada pela manhã no Palácio República dos Palmares, a Prefeitura de Maceió garantiu que vai peticionar concordando com a ação civil da Defensoria Pública do Estado para que as citadas localidades sejam incluídas como áreas afetadas e seus moradores sejam reintegrados e devidamente indenizados pela Braskem.
“Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com os moradores. Eles serão realocados para áreas seguras, com infraestrutura adequada e condições dignas de moradia”, afirmou.
Representantes dos moradores pediram o apoio do governo de Alagoas, incluindo maior efetivo policial na região e melhorias na infraestrutura local, pois não há mais casas lotéricas, farmácias, mercados. A mobilidade urbana também está precária.
“Falaram que iam revitalizar o nosso bairro, mas pergunto: revitalizar o quê, porque as escolas municipais foram retiradas daqui, os postos de saúde, o nosso mercado. Não temos acesso a quase nada. Aplicativos não reconhecem a área em seus mapas. Estamos cada vez mais isolados e dependentes do poder público”, afirmou Cícero Batata, representante da localidade Quebradas, apelando por medidas urgentes enquanto a realocação da acontece.