app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Política

LULA RECEBE PAULO, JHC E SENADORES HOJE, NO PALÁCIO

Encontro também contará com a presença de Arthur Lira, Renan Filho e outros ministros do governo

Por Mariane Rodrigues | Edição do dia 13/12/2023 - Matéria atualizada em 13/12/2023 às 04h00

O Presidente Lula se reúne hoje, no Palácio, com o Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o prefeito de Maceió, JHC (PL), e o ministro dos Transportes, Renan Filho. O encontro está marcado para acontecer às 9h30 e tem como objetivo tratar do auxílio do governo federal à capital alagoana após o rompimento da mina 18 da Braskem, no bairro do Mutange.

Está confirmada ainda a presença dos senadores por Alagoas Renan Calheiros (MDB), Fernando Farias (MDB) e Rodrigo Cunha (Podemos), além do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

“Vamos trabalhar juntos tecnicamente para encontramos a melhor solução, principalmente para essas mais de 200 mil pessoas que foram direta ou indiretamente atingidas por esse crime”, afirmou o Governador Paulo Dantas.

Já o senador Renan Calheiros disse que, na reunião, vai expressar sua posição sobre o crime ambiental praticado pela Braskem. “Quem praticou o crime - a mineradora - precisa ser responsabilizada e arcar com as indenizações. O fundamental, reitero, é a união de todos pra superamos os graves problemas que vitimaram Maceió”.

“Trabalhamos muito por esta reunião, importantíssima para avançarmos rumo à minimização do sofrimento do povo de Maceió, do prejuízo das milhares de famílias atingidas e das enormes perdas que a capital alagoana teve com todo este problema”, destacou o deputado Arthur Lira.

Para o senador Rodrigo Cunha, é preciso responsabilizar a Braskem e ressarcir os moradores e a cidade.

VIAGEM

O prefeito JHC tinha viajado na manhã dessa segunda-feira (11) a Brasília em busca de recursos para o enfrentamento dos problemas causados pela extração de sal-gema em Maceió. A viagem suspendeu a reunião que o ele teria com o governador Paulo Dantas pela manhã.

“Uma parte de Maceió está enfrentando um grave problema ambiental e humano. Necessitamos de toda a ajuda possível para superar este momento e atender às vítimas, disse JHC.

Ele antecipou que vai reivindicar à União o pagamento imediato dos auxílios para pescadores e marisqueiros, que estão sem poder trabalhar. Outra providência será debater um estudo aprofundado nas águas da lagoa, que entraram em contato com a mina e precisam ser analisadas.

“São muitas coisas para fazer e não podemos ficar perdendo tempo. Ontem [domingo] à noite mesmo reuni meu secretariado, conversei com a equipe do governo do Estado e membros do governo federal, tudo para dar as respostas com a velocidade que o povo merece”, disse o prefeito. .

Mais matérias
desta edição