app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Política

Eleição para chefia do Ministério Público de AL terá candidato único

Procurador de Justiça Lean Araújo protocolou sua inscrição na semana passada

Por Anna Cláudia de Almeida | Edição do dia 09/01/2024 - Matéria atualizada em 09/01/2024 às 04h00

O procurador de Justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo que, atualmente, ocupa a função de subprocurador-geral Administrativo Institucional, será o candidato único na eleição para o cargo de Procurador-geral de Justiça. Ele foi o único membro do Ministério Público Estadual a se inscrever para disputar a chefia da instituição. O pleito será realizado no dia 2 de fevereiro.

O prazo para a inscrição dos candidatos terminou ontem, às 13h30. O pedido de Lean Araújo para disputar o cargo foi protocolado na semana passada.

De acordo com Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, atual Procurador-geral de Justiça, a candidatura única de Araújo mostra o momento de unidade vivido pelo Ministério Público de Alagoas e o quanto seu poder de diálogo aglutina a classe.

“Ele, na condição de subprocurador-geral Administrativo Institucional, é um grande parceiro da nossa administração e, se eleito, temos certeza de que fará uma grande gestão, com olhar humano e cuidadoso para com a dignidade dos alagoanos, no enfrentamento ao crime e na defesa da democracia e da lei”, declarou Roberto. “Para além disso, sua experiência no comando do MP, em anos anteriores, mostrou sua competência e habilidade para gerir”.

O candidato afirmou que - por ser único na disputa - não haverá a necessidade de formação de lista tríplice. Araújo aproveitou para agradecer ao PGJ Márcio Roberto, que o ajudou no retorno ao cenário político dentro do Ministério Público.

“Promovemos, com todos os integrantes da carreira do MPAL, conversas no sentido de seguirmos fazendo o MP de Alagoas evoluir ainda mais como instituição e na sua prestação de serviços ao cidadão. Nosso maior compromisso será trabalhar para assegurar os seus direitos constitucionais e atuar na promoção e distribuição de Justiça”, afirmou Lean Araújo, que chefiou o MPAL nos biênios 1998/2000 e 2000/2002 e entre os meses de julho e dezembro de 2002.

O PLEITO

A eleição para a escolha do novo procurador-geral de Justiça acontecerá no dia 2 de fevereiro, com início da votação às 9h e conclusão às 17h, na Sala Joubert Câmara Scala, instalada no 4º andar do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Poço.

Se for eleito pelos seus pares, o nome de Lean Araújo será homologado pela comissão eleitoral, que o encaminhará ao governador do Estado, a quem cabe a nomeação.

Estarão aptos a votar 156 membros, sendo 17 procuradores de Justiça e mais 139 promotores de Justiça de todo o Estado. Todo o trabalho será comandando pela comissão eleitoral, que é presidida pelo subprocurador-geral judicial, Sérgio Jucá.

Mais matérias
desta edição