loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 14/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Política

TJAL: Novos juízes iniciam curso de formação

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Os novos juízes do Poder Judiciário de Alagoas iniciaram ontem curso de formação na Escola Superior da Magistratura (Esmal). A capacitação segue até a primeira quinzena de abril, com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a instituições do Estado.

“Será a oportunidade de conhecer mais de perto o Tribunal, entender as normas internas. Será um importante aprendizado”, disse a juíza Samara Lima, que é natural do Rio de Janeiro. Ela e outros 17 magistrados foram empossados na segunda (15), na sede do TJAL.

O curso ocorrerá de segunda a sexta, nos dois turnos. A carga horária é de 480 horas. “Vamos intercalar aulas teóricas com práticas. Os juízes terão participação no programa Justiça Efetiva, minutando atos e decisões judiciais, para que já tenham contato com a prática judicante”, explicou o juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal.

Ele informou que os juízes receberão ainda informações sobre economia, cultura, Código de Normas do Judiciário estadual, estrutura do 1º e 2º graus, sistemas de informatização, entre outros tópicos.

O Presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, acompanhou a abertura do curso. “Senti dessa turma uma disposição muito grande de vir para a magistratura, de somar esforços para ajudar. Isso é muito importante”, afirmou.

A diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho, deu as boas-vindas e pediu empenho, discernimento e coerência por parte dos novos juízes. “Espero que gostem da nossa escola e da profissão que abraçaram”.

Participaram da abertura os desembargadores Domingos Neto (corregedor-geral da Justiça), Carlos Cavalcanti e Paulo Zacarias; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Hélio Pinheiro; os juízes auxiliares da Presidência Lorena Sotto-Mayor e João Paulo Martins, além dos magistrados Alberto Jorge, Alexandre Machado, Raul Cabus e Helestron Costa.

A aula inaugural foi ministrada pelo juiz Alberto Jorge, que falou sobre o conceito de Direito.

Relacionadas