app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Política

TJAL: Novos juízes iniciam curso de formação

Os novos juízes do Poder Judiciário de Alagoas iniciaram ontem curso de formação na Escola Superior da Magistratura (Esmal). A capacitação segue até a primeira quinzena de abril, com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a instituições do Estado.“

Por Da Redação | Edição do dia 18/01/2024 - Matéria atualizada em 18/01/2024 às 04h00

Os novos juízes do Poder Judiciário de Alagoas iniciaram ontem curso de formação na Escola Superior da Magistratura (Esmal). A capacitação segue até a primeira quinzena de abril, com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a instituições do Estado.

“Será a oportunidade de conhecer mais de perto o Tribunal, entender as normas internas. Será um importante aprendizado”, disse a juíza Samara Lima, que é natural do Rio de Janeiro. Ela e outros 17 magistrados foram empossados na segunda (15), na sede do TJAL.

O curso ocorrerá de segunda a sexta, nos dois turnos. A carga horária é de 480 horas. “Vamos intercalar aulas teóricas com práticas. Os juízes terão participação no programa Justiça Efetiva, minutando atos e decisões judiciais, para que já tenham contato com a prática judicante”, explicou o juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal.

Ele informou que os juízes receberão ainda informações sobre economia, cultura, Código de Normas do Judiciário estadual, estrutura do 1º e 2º graus, sistemas de informatização, entre outros tópicos.

O Presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, acompanhou a abertura do curso. “Senti dessa turma uma disposição muito grande de vir para a magistratura, de somar esforços para ajudar. Isso é muito importante”, afirmou.

A diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho, deu as boas-vindas e pediu empenho, discernimento e coerência por parte dos novos juízes. “Espero que gostem da nossa escola e da profissão que abraçaram”.

Participaram da abertura os desembargadores Domingos Neto (corregedor-geral da Justiça), Carlos Cavalcanti e Paulo Zacarias; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Hélio Pinheiro; os juízes auxiliares da Presidência Lorena Sotto-Mayor e João Paulo Martins, além dos magistrados Alberto Jorge, Alexandre Machado, Raul Cabus e Helestron Costa.

A aula inaugural foi ministrada pelo juiz Alberto Jorge, que falou sobre o conceito de Direito.

Mais matérias
desta edição