app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Política

Ex-procurador José Martins Filho é homenageado em Murici

Na presença de autoridades, Ministério Público de Alagoas entregou nova sede na Zona da Mata alagoana

Por Maylson Honorato | Edição do dia 20/01/2024 - Matéria atualizada em 20/01/2024 às 04h00

Sob aplausos da população e de autoridades das esferas política e judiciária, o muriciense histórico e ex-procurador de Justiça José Martins Filho foi homenageado durante a inauguração da nova sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A solenidade ocorreu nessa sexta-feira (19), em Murici, na Zona da Mata. Na ocasião, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins foi agraciado com a medalha de Mérito do MPAL.

Para o Procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, o MPAL estava devendo uma sede própria à localidade. “É com muito esforço, sacrifício e trabalho que conseguimos permitir que os servidores tenham melhores condições de trabalho e possam acolher a comunidade com mais conforto. Nosso mandato termina em alguns meses, mas, até lá, ainda entregaremos uma sede própria na Comarca de Delmiro Gouveia”, informou.

O procurador de Justiça José Martins Filho empresta o seu nome ao novo prédio das Promotorias de Justiça de Murici. Ele é pai do promotor de Justiça Mário Martins e do ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins.

José Martins Filho foi nomeado promotor de Justiça em 18 de maio de 1962. Ao longo de sua carreira, passou por diversas comarcas. Na década de 1980, tornou-se procurador de Justiça e também passou pelo cargo de corregedor-geral do MP.

FESTA EM MURICI

Para o Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, tanto a inauguração quanto a homenagem ao muriciense são motivos de festa na cidade alagoana. “Quando melhoramos as condições de trabalho, isso se converte em uma melhor e mais eficiente atuação do Ministério Público para a população. Fico feliz por prestigiar nosso procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, que tem feito um excelente trabalho no MP ”, pontuou.

Filho do homenageado, o ministro Humberto Martins definiu a ocasião como um momento de gratidão e orgulho.

“É uma alegria e, ao mesmo tempo, um sentimento de gratidão muito grande. A sede da promotoria tem o nome do meu pai, que foi promotor por 45 anos, procurador, procurador-geral, corregedor, secretário da prefeitura de Murici, secretário de governo, além de ter feito uma grande contribuição através da sua humildade e sabedoria. Ele sempre trabalhou pelo fortalecimento do Ministério Público e da cidadania brasileira”, afirmou.

Também estavam presentes o prefeito de Murici, Olavo Neto, o senador Renan Calheiros, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o prefeito de Maceió, JHC, o prefeito de Branquinha, Neno Freitas, além dos deputados Remi Calheiros, Lelo Maia e Bruno Toledo.

Para o senador Renan Calheiros, liderança da região e filho de Murici, a solenidade e a homenagem caracterizam a coroação do Poder Judiciário em Alagoas e o reconhecimento das instituições para a democracia. “É um momento em que contemplamos o fortalecimento do Ministério Público do Estado de Alagoas. Para nós, muricienses, é ainda mais gratificante ver o MPAL altivo e forte, enquanto homenageia um filho da nossa terra”, disse.

O senador Renan Filho justificou a ausência do governador Paulo Dantas, que está em São Paulo participando de reuniões sobre parcerias público-privadas. O ministro dos Transportes enfatizou o trabalho conjunto do governo estadual com o MP.

“Como governador, procurei ajudar o Ministério Público a ter capacidade de investimento, para melhorar sua infraestrutura e força de trabalho em todas as comarcas, inclusive nesta de Murici. Nós, muricienses, estamos muito felizes, tanto pela estrutura quanto pela homenagem a José Martins Filho, que é muriciense histórico e pai do ministro Humberto Martins”, finalizou.

Mais matérias
desta edição