Marcelo Victor reafirma compromisso com a harmonia entre os poderes
Na reabertura dos trabalhos da ALE, Governador Paulo Dantas destaca desenvolvimento e combate à pobreza
Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 16/02/2024 - Matéria atualizada em 16/02/2024 às 04h00
A Assembleia Legislativa Estadual realizou ontem a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2024. O Presidente da ALE, deputado Marcelo Victor, abriu a solenidade convocando as autoridades para a formação da Mesa Diretiva e convidando o Governador Paulo Dantas a fazer a leitura da mensagem do Poder Executivo.
Victor afirmou que o Legislativo vai continuar apoiando os investimentos e sendo parceiro na aprovação dos projetos do Executivo.
Em seu pronunciamento, ele disse que o crescimento do Estado e a melhora dos índices sociais estão diretamente relacionado com o clima de paz que vive o parlamento estadual.
“O Parlamento alagoano inicia mais um ano sendo parceiro não só do Poder Executivo e do Poder Judiciário, mas também dos demais órgãos, votando, aprovando e propondo políticas públicas”, afirmou. “Essas maravilhas que a equipe do Executivo consegue promover acontecem porque vivemos em um Estado pacífico”.
O Presidente da Assembleia encerrou seu pronunciamento reforçando o compromisso do Poder Legislativo com os demais poderes. “Em 2024 teremos paz para trabalhar e diálogo permanente, a fim de evitar qualquer tipo de conflito”.
COMPROMISSO
Na mensagem que leu diante dos chefes dos demais poderes, o Governador Paulo Dantas (MDB) voltou a se comprometer com o desenvolvimento do Estado e o combate à pobreza. A meta, de acordo com Paulo, é avançar como ocorreu em 2023.
“De acordo com as projeções oficiais, crescemos 7% no ano passado, um dos maiores crescimentos do Brasil e o maior do Nordeste. Um ritmo de desenvolvimento acelerado, em nível chinês, país que tive o prazer de visitar e conhecer de perto a estratégia de avanço econômico”, disse o Governador.
Segundo ele, Alagoas foi o segundo estado do Nordeste que mais gerou empregos, o quinto colocado no País. Foram criados mais de 23 mil empregos com carteira assinada, um aumento de 5,9% em comparação com 2021, de acordo com dados do Caged.
Paulo destacou que isso foi conseguido com o moderno Programa de Desenvolvimento Industrial (Prodesin). Graças a ele e às articulações feitas pelo Executivo, foram atraídas para Alagoas 30 novas empresas, com destaque para a indústria química e a produção de móveis.
O projeto para o futuro do Estado, de acordo com o chefe do Executivo, tem como estratégia avançar na produção de energia solar e eólica.
POLÍTICA SOCIAL
Paulo Dantas também destacou o fato de que todo o crescimento alcançado pelo Estado tem um foco além do econômico. A meta é a transformação social, com o enfrentamento da pobreza extrema em diversas frentes.
“Por isso, o governo de Alagoas tem a maior rede de proteção social do País. O programa Cartão Escola 10 ganhou o prêmio Darcy Ribeiro, do Congresso Nacional, pelo seu sucesso em manter as crianças e adolescentes dentro da sala de aula. Hoje, o Estado transfere R$ 100 para mais de 100 mil estudantes do ensino médio”, observou.
JUDICIÁRIO
Além do apoio político, a relação institucional e harmônica com o Judiciário serão imprescindíveis para contribuir com o desenvolvimento do Estado. É o que enfatizou o Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho.
“Essa harmonia entre os poderes é muito importante para que os trabalhos possam ser desenvolvidos da melhor maneira possível. Fizemos questão de estar aqui para prestigiar nosso parlamento. Torcemos e rogamos a Deus que seja um ano muito proveitoso para o povo alagoano”, afirmou.