app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Política

Estado inicia levantamento para identificar fontes de energia limpa

Consultoria vai avaliar cenários que possam atrair empresas; etanol e biomassa podem ser alternativas

Por Da Redação | Edição do dia 20/02/2024 - Matéria atualizada em 20/02/2024 às 04h00

O governo do Estado realizou ontem, na sede da Secretaria da Fazenda, uma reunião com a Essenz Soluções, empresa que vai fazer uma consultoria sobre a implementação de iniciativas capazes de atrair investimentos em tecnologias renováveis para Alagoas. Coordenada pelas secretárias Renata dos Santos (Fazenda) e Alice Beltrão (Ciência e Tecnologia), a reunião contou com a presença do Governador Paulo Dantas e do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, de forma remota.

“Essa é a primeira reunião na semana com o consultor, para que a gente saiba, de fato, todo o potencial ligado à energia renovável, e, com esse estudo, ir ao mercado e fazer prospecção de novos investidores”, afirmou Renata dos Santos.

De acordo com Guilherme Dantas, consultor da Essenz Soluções, Alagoas já tem potencial para produção de energia renovável, a exemplo da biomassa e do etanol, graças à cultura da cana-de açúcar. No entanto, o Estado pode ampliar a oferta, com a energia eólica, solar e do chamado hidrogênio verde.

O papel da Essenz é ouvir vários setores da economia alagoana e do meio acadêmico para produzir um relatório apontando os melhores caminhos para o Estado. Entre as empresas e entidades que serão visitadas estão a Origem – que explora gás natural –, Equatorial, Algás, Sindicato da Indústria do Açúcar, Federação das Indústrias de Alagoas e Ufal.

“É importante para nós termos todas as condições de oferecer energia renovável, de maneira que a gente tenha condição de atrair dinheiro, atrair emprego, gerar renda e oportunidades. Temos todo esse cenário, e vamos poder, de maneira eficiente, passar para os investidores quais são as nossas vocações, os nossos atrativos, numa área fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou o Governador Paulo Dantas.

Apesar de dizer que Alagoas não pode abrir mão de avaliar todas as fontes de energia renovável, Guilherme Dantas defende que a biomassa e o etanol oriundos da cana-de-açúcar podem ser a grande alternativa para produção de energia limpa no Estado.

Após a conclusão do relatório, previsto para a segunda quinzena de abril, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), vai promover um “show room” com empresas nacionais e estrangeiras com potencial de investimento nas áreas definidas.

Mais matérias
desta edição