Política
Em Portugal, Paulo Dantas busca investimentos europeus para Alagoas
Governador também alinha cooperação entre Fapeal, Uneal e Universidade de Lisboa

Em missão em Portugal, o Governador Paulo Dantas se reuniu ontem, em Lisboa, com a equipe do Fórum de Integração Brasil - Europa (Fibe), para discutir ações estratégicas que impulsionem a atração de mais investimentos europeus para o Estado.
Na viagem, o governo de Alagoas já confirmou o empreendimento do Vila Galé e anunciou a construção de mais um resort, também na área de Coruripe, potencializando ainda mais o desenvolvimento turístico no Litoral Sul do Estado.
Durante o encontro de ontem, que contou com a participação dos secretários de Estado Vitor Pereira (Governo) e Caroline Balbino (Relações Federativas e Internacionais), o governador comemorou o crescimento da economia de Alagoas em 7,2%, no ano de 2023, aliado ao crescimento de 5,9% na taxa de empregos formais medida pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e à elevação da renda do alagoano, confirmada em indicadores do IBGE.
“Em 2023, o PIB de Alagoas cresceu 7,2%, segundo dados do IBGE - um dos maiores índices do País e o maior do Nordeste. O trabalho de atração de investimentos dentro e fora do País tem contribuído para que Alagoas seja um dos estados que mais crescem e mais geram empregos no Brasil. E nesse desempenho, os investimentos que temos feito e a busca de parcerias nesta e em outras missões internacionais, para atrair empreendimentos turísticos, têm sido de grande relevância”, destacou Dantas.
O representante do Fibe, Maurício Aquino, reforçou a importante de manter parcerias com empresas europeias diante de um cenário cada vez mais globalizado e dos estudos que mostram a potencialidade de Alagoas.
PARCERIAS
Também ontem, Paulo Dantas se reuniu com dirigentes de setores da Universidade de Lisboa para firmar parcerias nas áreas de agricultura familiar, engenharia de alimentos e gestão hídrica. O governador foi recebido pela assessora de Relações Internacionais da Universidade, Filomena Ferreira, e pelos representantes do Gabinete de Sustentabilidade, Gabriel Londe, e do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Luís Goulão.
“Alagoas tem uma grande missão que é o combate à extrema pobreza. Atuamos em diversas áreas, mas entendemos que na área de agricultura familiar e na gestão do Canal do Sertão temos muito de conhecimento a trocar com a Universidade de Lisboa”, declarou o governador.
Filomena Ferreira agradeceu a visita e concordou que uma cooperação entre Lisboa e Alagoas deve gerar importantes frutos para todos. “Temos trabalhado bastante na perspectiva de oferecer um mundo melhor e já atuamos em Alagoas, por meio da Ufal. Iremos ao Estado em breve”, declarou.
Definidas as áreas de interesse, ficou acertado que uma proposta de Termo de Compromisso envolvendo a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Universidade de Lisboa será apresentada nos próximos dias.