Política
Governador nomeia Márcio Roberto para vaga de desembargador do TJAL
Ele vai ocupar cadeira reservada ao Ministério Público de Alagoas; posse administrativa ocorre hoje

O Governador Paulo Dantas nomeou, na tarde dessa segunda-feira (11), o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL). O ato de nomeação foi assinado no Palácio República dos Palmares.
O novo desembargador vai assumir a vaga reservada ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL), que era ocupada por José Carlos Malta Marques, e será empossado administrativamente no cargo nesta terça (12), na Presidência do Poder Judiciário. O ato de nomeação também será publicado hoje no Diário Oficial do Estado.
O documento com a listra tríplice escolhida pelo TJ foi entregue ao governador pelo Presidente do tribunal, desembargador Fernando Tourinho. Logo em seguida, em ato oficial, Paulo fez a escolha e a nomeação.
Márcio Roberto foi o mais votado tanto no próprio MPE, quanto na lista dos desembargadores, recebendo 16 votos, seguido pelos promotores Adivaldo Batista de Souza Júnior (15) e Valter José de Omena Acioly (13).
“Desejo muita lucidez com sabedoria e bastante trabalho, porque eu tenho certeza que o senhor tem capacidade para isso, tem trajetória, é um homem extremamente trabalhador e humano, e vai tornar a justiça ainda mais próxima das pessoas, ainda mais acessível, ainda mais cidadã”, afirmou Paulo Dantas ao assinar o ato de nomeação.
“Depois de uma trajetória de quase 40 anos contribuindo para a promoção de justiça em meu estado, agora terei a oportunidade de praticar essa justiça efetivamente por meio das decisões que vou proferir. Estou chegando para somar, trazendo a visão do Ministério Público, essa instituição tão amada por mim, que tem um olhar que não transgride no combate ao crime e que é que justo e firme na busca pela garantia de direitos”, declarou o mais novo desembargador. “Saibam todos que meu compromisso maior será com a sociedade alagoana”.
CARREIRA
Márcio Roberto se formou em Direito pelo Cesmac no ano de 1982 e tem especializações em Direito Processual e Direito Penal. Em 1987, ele ingressou no Ministério Público e atuou como promotor de Justiça por 23 anos até ser nomeado procurador de Justiça.
Também já trabalhou na 1ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, na condição de substituto, e como titular nas comarcas de Delmiro Gouveia, Água Branca, Cacimbinhas, Maragogi, São José da Laje e Arapiraca.
Em 2010, Márcio Roberto assumiu o cargo de procurador de Justiça e passou a atuar na 4ª Procuradoria de Justiça Criminal. Em seguida, já em 2013, ele se tornou corregedor-geral de Justiça.